JAC Motors oficializa a construção da planta no Brasil, que tem até local definido | Motor-Mais

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

JAC Motors oficializa a construção da planta no Brasil, que tem até local definido


A JAC Motors voltou atrás quanto ao congelamento de seus planos e até definiu o local onde irá construir sua planta no Brasil. A marca chinesa que tinha suspendido seus planos para contruir a fábrica no país, após o anuncio do aumento do IPI (Para ver, clique aqui), voltou atrás e nesta sexta-feira protocolou junto ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, situado em Brasília - DF, o projeto para a construção da planta, que será localizada no complexo de Camaçari, na Bahia, cidade baiana onde a Ford possui uma fábrica.


O investimento da marca chinesa será de R$ 900 milhões, sendo que desta quantia, 80% correspondem ao grupo SHC e os outros 20% à JAC Motors da China. A fábrica terá capacidade para produzir cerca de 100.000 unidades anuais, gerando, segundo a marca chinesa, cerca de 3.500 empregos diretos e outros 10 mil indiretos. 

Com essa atitude, a JAC Motors comprovaria ao Governo Federal que o projeto para a construção da planta no Brasil é real e assim, tentaria buscar uma forma de alterar o decreto publicado recentemente pelo governo brasileiro quanto o aumento do IPI para modelos importados (para ver, clique aqui).

Sem dúvidas, essa atitude da JAC Motors ratifica o que o presidente da JAC Motors Brasil e representante oficial da marca, Sérgio Habib, afirmou anteriormente, ou seja, que “da forma como a medida (o aumento do IPI) foi redigida, ela inviabiliza a fábrica no Brasil. Mas acreditamos tanto no entendimento com o Governo, que não estamos alterando o cronograma de instalação.”.


A nova fábrica da JAC Motors no Brasil contará com um centro tecnológico, que será responsável por criar um motor flex para os modelos da marca chinesa, um centro de design, laboratório de controle de emissão de CO2, pistas de testes, bem como um centro de capacitação profissional.
Ainda não há nada acertado quanto à produção de componentes e motores.

Como dito anteriormente, a planta terá capacidade para produzir cerca de 100.000 unidades anuais, gerando aproximadamente 3.500 empregos diretos e outros 10 mil indiretos, com início da produção previsto para 2014.

Nenhum comentário: