PSA Peugeot-Citroën apresentou o VéLV, compacto voltado para mobilidade urbana | Motor-Mais

terça-feira, 27 de setembro de 2011

PSA Peugeot-Citroën apresentou o VéLV, compacto voltado para mobilidade urbana


Segundo os sites franceses "Automobile-Magazine" e "Auto Plus", a PSA Peugeot-Citroën apresentou hoje, no Fórum da ADEME (Agence de l"Environnement et de la Maîtrise de l"Energie, em português Agência do Meio Ambiente e da Matriz Energética), realizado na cidade de Paris, o novo projeto de um modelo elétrico, desenvolvido em colaboração com um conjunto de empresas francesas, bem como um laboratório de pesquisa, que se associaram para responder aos desafios da mobilidade urbana no futuro. O novo modelo, que é conhecido como VéLV, tem capacidade de três lugares e uma de suas características marcantes, é a utilização das rodas praticamente unidas, lembrando o Peugeot EX1.


A criação do modelo elétrico serve de estudo, seguindo o crescente investimento das montadoras em modelos voltados para mobilidade urbana, em maior proporção, que utilização propulsores elétricos.

 Assim como os seus rivais, que combinam tamanho, largura e comprimento pequeno, bem como um motor elétrico de potência modesta, o VéLV oferece motor elétrico de 20 kW (27 cv), com velocidade limitada eletronicamente em 110 km/h. Segundo os sites mencionados, o compacto elétrico deverá apresentar uma aceleração compatível com sua utilização, sem deixar a desejar, levando em consideração que o modelo pesa apenas 650 kg, facilitando assim, o trabalho do motor elétrico com potência modesta. O VéLV tem autonomia de aproximadamente 100 km.

O compacto elétrico apresenta visual que lembram alguns protótipos apresentados no Salão de Frankfurt (Frankfurt Auto Show), como o Opel RAK e o Volkswagen NILS, com três lugares, design com formas acentuadas e aparência moderna; portas com abertura convencionais e no estilo "gaivota" para facilitar a entrada no cockpit, além de apresentar as rodas traseiras bem juntas. 


A PSA Peugeot-Citroën proporcionará frotas empresarias, à locação de veículos (tradicional ou do tipo Autolib), bem como às pessoas que pretendem comprar um modelo voltado para utilização na cidade. O VéLV seria uma resposta para o Renault Twizy, haja vista que o modelo da concorrente compatriota também será vendido para particulares.

Nenhum comentário: