Parlamentares irão debater sobre o alto preço dos carros no Brasil | Motor-Mais

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Parlamentares irão debater sobre o alto preço dos carros no Brasil


Segundo o site oficial da Câmara dos Deputados, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio realizará nesta quarta-feira, dia 23 de novemrbo, uma audiência pública para discutir as razões pelas quais o carro brasileiro é considerado o mais caro do mundo, com início às 11 horas, no Plenário 5. Será que agora irão resolver esse dilema?


Através desta audiência pública, os convidados irão debater quais as razões que levam os carros produzidos no Brasil serem tão caros. A diferença dos preços dos carros chega a tanto, que modelos fabricados no Brasil são exportados e chegam, em alguns casos, nos paises importadores com preços mais baixos que no mercado brasileiro.  


O debate, que foi proposto pelos deputados Miguel Corrêa (PT-MG), Luis Tibé (PTdoB-MG) e Felipe Bornier (PSD-RJ), irão ter como convidados o Ministro Fernando Pimentel (Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Antônio Henrique Pinheiro Silva (Secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda), Luis Moan Yabiku Junior (Vice-Presidente da ANFAVEA), bem como Daniel Goldberg (Presidente do Banco Morgan Stanley).

Para se ter uma idéia, um exemplo claro da diferença gritante dos preços é o Honda City, fabricado na planta da Honda em Sumaré - SP, que tem preço inicial de R$ 53.620 no mercado brasileiro, enquanto que no México, o modelo é vendido por R$ 27.692 (214 mil pesos mexicano), segundo informações dos sites oficiais da Honda no Brasil e no México. 

5 comentários:

Renzo disse...

Muito boa iniciativa! Tomara que o LUCRO BRASIL acabe e por fim o consumidor brasileiro seja respeitado. Quem quiser apoiar a causa, favor entrar na página www.facebook.com/lucrobrasil e "curtir" ela. Quem não tiver Facebook, pode acomapnhar algumas das matėrias colocadas no blog www.naocomprecarrozero.blogspot.com.

Luis Carlos Pereira disse...

Quem do povo vai estar lá? Ninguém, só estarão lá pessoas interessadas em manter o preço alto.
Outra coisa, não é em alguns casos q acontece a distorção de preços, são em TODOS os casos.

Unknown disse...

Luis Carlos, a audiêcia é pública, portanto, acredito que seja aberto ao público.
Disse que em alguns casos, modelos exportados pelo Brasil chegam ao mercado do país que importou por preços mais em conta. Um exemplo disso é o México, que importa o City do Brasil e lá é oferecido com preço menor do que no mercado brasileiro.
Abraço.

fernando - São Paulo-SP disse...

Mas eu duvido muito que os nossos parlamentares (ou seriam paralamentar?)estejam realmente interessados em resolver essa questão...com a reputação que eles tem perante a opinião pública,eu prefiro acreditar no coelhinho da páscoa e no papai noel do que nessa conversinha pra boi dormir...e o que mais me irrita nessa história toda,é o fato que nós somos obrigados a votar nessa cambada...

Anônimo disse...

Dúvido muito que isso vai acontecer, baixar os preços dos carros no nosso país, os caras são muito burro, é por isso que em nosso país o índice de acidentes ainda é muito grande, a gente vê que tem carros que não tem condições de rodar, porque que o governo nãovolvimento baixa os impostos e principalmente na hora de fazer um financiamento, os caras tem que incentivar a tirar estes carros das ruas, depois ainda vem dizer que o Brazil está em desenvolvimento,tá é muito atrasado isso sim......