Chinesa Great Wall planeja fábrica no Brasil para concorrer com as compatriotas JAC Motors e Chery | Motor-Mais

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Chinesa Great Wall planeja fábrica no Brasil para concorrer com as compatriotas JAC Motors e Chery

Segundo a agência de notícias "Bloomberg" e o site da revista brasileira "Exame", a marca chiesa Great Wall cogita a instalação de uma planta no Brasil. Wang Fengying, diretor geral da marca chinesa que ocupa a quarta colocação em participação no mercado chinês, afirmou estar preparando um "grande investimento" para o Brasil, no entanto, não adiantou valores e prazos para o inicio do investimento no país.

Great Wall Haval H5

Há aproximadamente duas semanas, a Great Wall havia desistido de ingressar no mercado brasileiro apenas exportando seus carros. Ricardo Strunz, diretor geral da importadora CN Auto (importadora oficial das minivans Topic, da Jinbei, Towner e da Hafei Motor), disse que as negociações com a Great Wall haviam esfriado por conta da decisão do Governo brasileiro em aumentar em 30 pontos percentuais o IPI para carros importados (para ver, clique aqui).

O interesse da Great Wall no mercado brasileiro não é de agora, haja vista em 2008, Alexandro Motors, importador de Brasília, chegou a assumir a importação dos modelos da marca chinesa, mas devido a baixa procura a importação deixou de ser realizada. 
No entanto, no cenário atual do mercado automotivo brasileiro, onde há boa aceitação dos modelos da chinesa JAC Motors, além das confirmações da construção das plantas da Chery e JAC Motors no Brasil, animaram a Great Wall para a retomada dos planos iniciais. 

Com a construção de uma fábrica, a marca chinesa evitaria o pagamento do imposto, desde que cumpra com o índice de nacionalização das peças que é de 65%. Caso seja confirmado o negócio, a Great Wall será a terceira montadora chinesa a se instalar no país, tendo em vista que a JAC Motors e a Chery já anunciaram a instalação de plantas no Brasil.

Great Wall Voleex C10 

A Chery lançou em julho a pedra fundamental de sua fábrica em Jacareí, situada a 70 quilômetros da capital paulista. A unidade avaliada em US$ 400 milhões produzirá, a partir de 2013, quando as obras devem ser concluídas, dois modelos: os utilitários S18 e o A13. Segundo a Chery, a planta terá capacidade para produzir 170.000 unidades anuais. Os outros quatro modelos que compõem o portfólio da empresa no mercado brasileiro continuarão sendo importados.

A JAC Motors anunciou na semana passada seus planos de construção de uma fábrica na Bahia em 2014, com capacidade para produzir cerca de 100.000 unidades anuais, gerando, segundo a marca chinesa, cerca de 3.500 empregos diretos e outros 10 mil indiretos, com investimento inicial de US$ 600 milhões, ou seja, aproximadamente R$ 900 milhões (para ver, clique aqui). No mercado brasileiro desde março, o modelo J3 da JAC Motors vendeu mais de 20.000 unidades pelo preço de 37.900 de reais.


Segundo a "Quatro Rodas", no início do mês a Great Wall estaria negocioando com o Grupo CAOA para ter um representante oficial no país. Ademais, a marca chinesa já estaria planejando e organinzando a rede de concessionárias para iniciar a comercialização de seus veículos em meados do ano que vem. Ainda não há informações sobre os possíveis modelos a serem produzidos na planta da montadora chinesa no Brasil.

Como dito anteriormente, caso seja confirmado o negócio, a Great Wall será a terceira montadora chinesa a se instalar no país, juntamente com a JAC Motors e a Chery, que já anunciaram a instalação de plantas em solo brasileiro. 

2 comentários:

Dimithri Vargas disse...

Caio;

A Great Wall seria a quarta, uma vez que a Lifan/Effa planejam construir nova fábrica e também já possuem fábrica. Grupo Effa é Uruguayo, mas a Lifan é chinesa e tem plenos estabelecidos antes mesmo da Chery e da JAC, uma vez que chegou primeiro, inclusive. Outro fato, a nova logo ficou muito bacana. Excelente trabalho.

Caio Polo disse...

Dimithri, tudo bem? Valeu pelo elogio do logo, ele deu um pouco de trabalho pra fazer, também gostei do resultado.

Quanto à Effa, assim como a Great Wall, a Lifan, a JAC, a Chery, ela é chinesa... Talvez você tenha se confundido pelo fato da Lifan e a Effa Motors terem uma planta CKD no Uruguai.
Essa postagem da Great Wall fiz antes da confirmação da Lifan e da Effa em querer se instalar no Brasil.

http://motormais.blogspot.com/2011/10/grupo-formado-pela-effa-motors-e-lifan.html

Esse link é da postagem sobre as pretensões da Effa e da Lifan em se instalar por aqui.
Abraço!