Volkswagen Polo vai se despedir do mercado brasileiro em 2014 | Motor-Mais

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Volkswagen Polo vai se despedir do mercado brasileiro em 2014

 
Segundo informações do portal "Automotive Business", o Volkswagen Polo já tem data para se despedir do mercado brasileiro. O compacto premium da Volks será descontinuado no primeiro semestre de 2014. Será que a nova geração vem ai?

Clique nas imagens para ver em alta definição
Fabricado no Brasil desde 2002, o VW Polo iniciou o segmento dos compactos premium, além de emprestar sua plataforma e sua transmissão para os posteirores Fox e novo Gol. Reestilizado pela primeira vez em 2007, o Polo manteve-se atualizado com o modelo vendido na Europa até 2009. Neste ano, a Volks lançou no mercado europeu a atual geração, enquanto que o modelo vendido no Brasil ficou um pouco de lado pela marca alemã, em detrimento dos carros de maior volume de vendas como o Gol e o Fox.
 
 
A decisão de encerrar a produção do Polo é consequência de sua queda acentuada nas vendas. Visualmente defazado e muito caro para o segmento dos compactos premium, o hatch teve apenas 3.600 unidades vendidas, enquanto que o sedan emplacou 6.200 unidades no acumulado deste ano, uma queda de 44% para o hathcback e 30% para o sedan, em relação ao ano passado.
 
A princípio, a Volks não pensa em trazer a geração europeia para o Brasil. O possível substituto do Polo sedan, o novo Santana, ainda está com o projeto engavetado. No entanto, o projeto poderá sair da gaveta em 2015, junto com uma nova geração do Gol, quando a Volkswagen espera conseguir alguns “ganhos de produtividade” na sua cadeia de suprimentos, reduzindo o preço de algumas peças, acenando com encomendas maiores para o principal lançamento da marca daqui a dois anos.
 
Se por um lado a Volkswagen planeja enxugar o portfólio brasileiro com a eliminação de um carro com baixo volume de vendas, por outro a marca desenvolve seus planos de globalização da linha com a chegada de uma nova plataforma ao Brasil, trazida pela produção do compacto Up!, que em breve será produzido na planta de Taubaté (SP). Assim como aconteceu com o Polo na década passada, o Up! terá a missão de transmitir alguns de seus conceitos ao resto da gama.

Nenhum comentário: