Nova fábrica da BMW no Brasil deve ser instalada no Estado de São Paulo | Motor-Mais

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Nova fábrica da BMW no Brasil deve ser instalada no Estado de São Paulo



Segundo o jornal alemão "Handelsblatt" e o site alemão "Automobil-Produktion", a BMW, maior fabricante de veículos de luxo do mundo, estaria planejando instalar sua primeira planta da América Latina no Brasil. A disputa pela nova fábrica da montadora alemã estaria entre os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernanbuco, Bahia e um sexto, sendo este da Região Centro-Oeste. 

O Estado de São Paulo seria o mais forte candidato a receber a nova planta da BMW no Brasil, haja vista que fornecedores da empresa já estão instalados no Estado, como o caso da Bosch, ZF Friedrichshafen, bem como a Continental. Tais empresas citadas, já fornecem peças e equipamentos para a Volkswagen e a Daimler aqui no país.

Embora todo o favoritismos do estado paulista, um porta-voz da montadora alemã negou que a BMW já tenha feito alguma escolha e disse que "ainda não há nenhuma decisão".

A BMW já havia anunciado em março que aprovaria, ainda este ano, planos para expandir sua produção para a América Latina, onde o Brasil já é um importante mercado em quantidade de vendas para montadoras como Fiat, General Motors e Volkswagen.  Embora para a marca, o mercado brasileiro ainda é considerado "novo", com previsão de vendas de 10 mil veículos este ano, número extremamente baixo, já que a BMW prevê mundialmente um volume de mais de 1,6 milhão de unidades vendidas, a BMW acredita que o Brasil tem um grande potencial de vendas para um futuro próximo.   

A nova planta estaria ratificando a estratégia da marca alemã em investir nos países do BRIC, bloco formado por Brasil, Rússia, China e Índia, países onde o mercado de automóveis de luxo está se desenvolvendo.

O jornal alemão "Handelsblatt" ainda ressaltou a recente decisão do Governo brasileiro em aumentar o IPI para carros importados (para ver, clique aqui), decisão tomada com o intuíto de forçar as montadoras para investir no Brasil.


Além disso, o jornal ainda informou que a compatriota Volkswagen anunciou que investirá cerca de 3,4 bilhões de euros no Brasil até 2016, bem como os planos da Renault-Nissan em investir, de acordo com as informações da mídia, cerca de 1,1 bilhões de euros.

Portanto, a BMW, não querendo ficar para trás e ainda, seguir seus planos de expanção, a marca deve anunciar a decisão do Estado onde será construído a nova planta no Brasil ainda este ano. Resta esperar para ver qual Estado levará a melhor.

Nenhum comentário: