Grupo formado pela Effa Motors e Lifan Motors pretende ter três fábricas no Brasil | Motor-Mais

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Grupo formado pela Effa Motors e Lifan Motors pretende ter três fábricas no Brasil


Segundo informações do site brasileiro "Carsale", o grupo empresarial formado pelas marcas chinesas Effa Motors e Lifan Motors pretende ter três fábricas no Brasil até o ano de 2014. A informação foi confirmada por Clovis Rodrigues, gerente de marketing da empresa. 
As duas montadoras que já haviam divulgado em março a criação de um centro de pesquisas e desenvolvimento no Estado de São Paulo (entre São Paulo e Campinas), com investimento de US$ 70 milhões, sendo a primeira operação desse tipo da Lifan fora do território chinês, e agora o Grupo empresarial confirma os grandes planos para o Brasil.


Segundo a "Carsale", em um primeiro momento, os representantes das duas montadoras chinesas irão reativar no primeiro semestre de 2012, uma pequena linha de produção em Manaus, no Estado do Amazonas, construída há dois anos, que deixou de ser utilizada por problemas de logísticas e custos. Nesta pequena planta, serão motados por CKD, ou seja, as peças são importadas, alguns modelos na unidade fabril.
Posteriormente, a empresa estuda produzir o hatch compacto M100, no entanto, em outra fábrica. “No ano que vem iremos realizar uma reestilização no M100 e a ideia é produzi-lo aqui no Brasil. Ainda estamos decidindo o local e a data certa”, afirmou Rodrigues.


A dúvida do grupo formado pela Effa Motors e Lifan Motors é quanto à região que irá abrigar essa nova planta. “Está em estudo o próprio Amazonas ou os estados de Goiás e Santa Catarina. Estes dois últimos deverão abrigar a nova fábrica da Lifan para produção do modelo 320”, completou Clovis Rodrigues.

Ademais, segundo o executivo, o que deve atrasar em alguns meses os planos das montadoras chinesas é a nova política do governo brasileiro para veículos importados, ou seja, a questão do "conturbado" aumento do IPI em 30 pontos percentuais para veículos importados. “Ainda estamos esperando para ver o que vai acontecer. No caso da Effa é mais vantajoso investirmos em produção local para viabilizar o negócio. Já no caso da Lifan, temos uma unidade fabril no Uruguai, que está isenta do aumento do IPI e que está conseguindo atender bem o mercado brasileiro”, completou Rodrigues.


Com a instalação das plantas no Brasil, tanto a Effa Motors quanto a Lifan Motors ganhará força para competir no mercado brasileiro, ao qual outras marcas chinesas já vem conquistando, gradativamente, a confiança do consumidor brasileiro.

Nenhum comentário: