As novas tendências de design no mercado automotivo | Motor-Mais

domingo, 4 de maio de 2014

As novas tendências de design no mercado automotivo

 
Atualmente tudo está se transformando e de maneira muito rápida, passa a ser inteligente possuir em grandes centros urbanos carros pequenos, e com grande tecnologia e espaço interno ampliado, até um tempo atrás o mercado não oferecia essa possibilidade. Logicamente o mercado automotivo também está se adaptando às novas exigências do mercado, inserindo elementos que sejam úteis, práticos e versáteis. Carros seminovos ou carros usados, passam a ter um conceito de sustentabilidade consciente, gerando economia e divisão sem desperdício, podendo ser comprados em sites de anúncios.

Clique nas imagens para ver em alta resolução
 

Algumas tendências

Se falarmos da evolução do design dos automóveis, também nota-se uma grande preocupação com elementos ambientais, economia de combustível, assim como diversidade de combustíveis desenhos aerodinâmicos, redução de ruídos, ampliação do espaço interno e até mesmo o aspecto estético. Além da utilização de elementos tecnológicos que servem para auxiliar ao motorista e aos passageiros em termos de conforto, consumo e segurança. Podemos exemplificar mostrando a evolução dos carros sedãs Corolla da Toyota e o Civic da Honda, eles chegaram no Brasil em meados de 1995, e hoje em dia são considerados muito defasados em relação as suas versões atuais.
 
Outro carro que obteve grandes mudanças em termos positivos foi o Santa Fé da Hyundai, a primeira versão foi apresentada em 2001, era uma versão rasurada do Tucson, e vendeu muito pouco, porém em 2007 com as mudanças certas para melhor, este carro obteve um crescimento significativo com registro no mercado mundial.
 
Líder de vendas por 25 anos, o queridinho Gol da Volkswagen passou por 7 processos de evolução, desde o seu lançamento em 1980, a 1a. geração, uma versão hatch do Passat, com tração dianteira. A 2a. geração surge 14 anos depois em 1994, o famoso gol bolinha. Na 3a. geração em 1999 já oferecia um estilo mais arrojado e motor TotalFlex, sendo o primeiro carro bicombustível do território nacional. A 4a. geração (2005) foi pouco modificada e consequentemente não muito considerada como grande mudança, a 5a. geração (2008) redefiniu linhas e design, sonda-se que a 6a. geração parecendo um mini-Golf , será equipada com a nova plataforma MQB, a mesma utilizada no Audi A3.
 
As mudanças nos veículos, no final das contas ditam tendências, tornando os carros muito parecidos, pois estão satisfazendo naquele momento histórico as exigências estéticas e de conforto do seu tempo, analisando os automóveis usados de um determinado período tem-se claramente esse conceito. Portanto, o bom design se adapta e dá continuidade, como o exemplo do Gol que ainda é muito procurado no mercado de carros, seja os modelos novos ou antigos, já aquilo que não é interessante não vive muito e cai no esquecimento.
 
Créditos
Autor do texto: Rogério Santos
Licença das fotos:
Smart Car. by Paul Swansen (CC BY-ND 2.0)
Honda Civic 1.8 EXL 2014 by order_242 (CC BY-SA 2.0)

Nenhum comentário: