Jeep Jeepster, irmão do Fiat 500X, também será feito no Brasil | Motor-Mais

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Jeep Jeepster, irmão do Fiat 500X, também será feito no Brasil

Projeção da Autoexpress do Jeep Jeepster
Tratada até então como especulação, a produção de modelos da Jeep no Brasil foi confirmada nesta semana. A especulação começou após a aprovação da reorganização corporativa e a formação da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) como uma empresa totalmente integrada. A aquisição total da Chrysler Group pela Fiat ocorreu na semana passada e marcou o surgimento da sétima maior montadora global. 

Clique nas imagens para ver em alta definição
A confirmação da produção de modelos da Jeep no Brasil foi anunciada pelo CEO da FCA, Sergio Marchionne. Segundo o executivo da marca, a prioridade será montar, no país, modelos de menor porte visando obter um índice maior de participação no mercado nacional. A nacionalização da produção, que já era prevista, será concentrada na unidade que a Fiat constrói em Goiana, no estado de Pernambuco. A expectativa da Jeep é começar as operações em meados de 2015, com a produção de um modelo inédito desenvolvido em parceria coma própria marca italiana. O carro será divulgado durante o Salão de Genebra, marcado para março, e se chamará Jeepster.
 
O Jeepster será derivado do Fiat 500X, sendo que ambos compartilham a mesma plataforma e diversos componentes, diferenciando apenas por pequenos detalhes visuais na parte anterior e traseira. Além de apresentar a tradicional grade frontal da marca com sete fendas, o Jeepster terá posicionamento de preço pouco acima do 500X e uma orientação mais Off-Road.
 
Especula-se ainda que o Jeepster contará com duas opções de motores a gasolina, sendo o 1.4 litro aspirado e o 1.4 litro MultiAir turbo, além de dois blocos a diesel, o 1.6 litro MultiJet e o 2.0 litro. As versões mais caras serão equipadas com tração integral e controle eletrônico de descida, enquanto que a configuração topo de linha trará acoplado ao bloco uma nova transmissão automática de nove velocidades que estreou no Jeep Cherokee. Para o mercado brasileiro, o crossover compacto deverá utilizar o bloco 1.4 litro T-Jet atualizado, com injeção flex e comando variável MultiAir.
 
Ao lado do Fiat 500X, também aguardado para o Salão de Genebra, o Jeep Jeepster terá como concorrentes o Renault Duster e Captur (vendido na Europa), Mitsubishi ASX, Chevrolet Tracker, Peugeot 2008 e, principalmente, o Ford EcoSport. As vendas no mercado europeu começam no fim deste ano.

Nenhum comentário: