Ford já planeja próximos lançamentos para o Brasil | Motor-Mais

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Ford já planeja próximos lançamentos para o Brasil

 
Depois de completar a renovação de seu portfólio com os novos Ka e Ka Sedan, a Ford brasileira irá tratar de preencher as lacunas existentes na atual linha de produtos da marca. “Nossa linha será composta totalmente de modelos globais em 2015″, garante o Presidente da filial brasileira, Steven Armstrong. Portanto, espera-se que a marca norte-americana traga modelos que nunca foram vendidos por aqui.
Clique nas imagens para ver em alta definição
Não é segredo no meio automotivo que a Ford sempre quis vender o crossover do Focus por aqui, contudo, o alto custo de importação do modelo europeu sempre foi um entrave. Agora que o Escape, modelo norte-americano, é igual ao Kuga da Europa, enquadrando-se no conceito de carros globais, o SUV chegará ao Brasil no mais tardar em 2015 para ocupar um espaço existente entre a versão topo de linha do EcoSport e o modelo de entrada do Edge. Portanto, o Kuga viria para cobrir o setor dos crossover na faixa dos R$ 100 mil, para brigar com o Hyundai ix35, Kia Sportage, Toyota Rav4 e Honda CR-V, com meta para emplacar algo em torno de 1.000 carro por mês.
 
O mais provável é que o modelo utilize o mesmo motor 2.5 litro do Fusion, podendo ser até flex, trabalhando em conjunto com uma transmissão automática de seis velocidades. Há também a possibilidade do crossover contar com o propulsor 1.6 litro Ecoboost. Se tudo der certo por aqui, o Kuga pode se juntar ao Focus hatch e sedan na linha de produção argentina.
 
Falando em utilitário, a Ford já prepara a apresentação do novo Edge para o Salão de São Paulo, com vendas previstas para iniciar no primeiro semestre de 2015. O carro, que foi apresentado ano passado no Salão de Los Angeles, traz um visual bem mais esportivo, seguindo os padrões de design dos carros mais atuais da marca. Outro ponto forte do SUV é o pacote tecnológico, já que o veículo traz, seguindo os passos do Fusion, instrumentos totalmente digitais e configuráveis, central multimídia com tela touchscreen de 10 polegadas, piloto automático adaptativo que regula a distância de outros veículos e sensores para pontos cegos e evasão de faixa de rolagem.
Além disso tudo, a grande novidade tecnológica fica por conta do sistema de estacionamento por controle remoto, que permitirá ao motorista esperar fora do veículo enquanto o sistema eletrônico estaciona o SUV sozinho. A linha de motores ainda não foi revelada, mas todos serão da gama Ecoboost. A faixa de preço gira em torno dos R$ 140 mil.
 
Outra novidade que surgirá no Salão de São Paulo é o Ford Fiesta ST. A configuração esportiva do Fiesta virá importada do México apenas na carroceria quatro portas, dotado de motor 1.6 litro Ecoboost de 200 cv e transmissão manual de seis marchas. Em versão com pacote de equipamentos fechado, o hatch esportivo terá bancos do tipo concha, controle eletrônico de estabilidade com sistema de vetorização de torque, central multimídia e rodas de liga leve de 17 polegadas.
O preços ficará na casa dos R$ 80 mil. Depois do Fiesta ST, o Focus 2.0 litro Ecoboost também é outro forte candidato para completar a linha ST no Brasil, visando competir com o Golf GTI e outros modelos esportivos. O valor ficará na faixa dos R$ 120 mil.
 
 
Por falar em Focus, o modelo reestilizado com grade estilo “Aston Martin” chega na Europa ainda em 2014, com visual semelhante à versão elétrica, trazendo novidades no acabamento interno e nos equipamentos. No entanto, a grande alteração, pelo menos para o mercado brasileiro, ficará por conta do novo bloco 1.5 litro Ecoboost que, de acordo com a Autoexpress, será oferecido por aqui e em outros mercados emergentes. O propulsor Ecoboost de 180 cv já usado no Fusion vendido na China seria interessante ao Focus para rivalizar com o VW Golf 1.4 TSI, trazendo, inclusive, o sistema Start&Stop para maior autonomia. Porém, o lançamento do modelo reestilizado por aqui deve ocorrer apenas em 2016.
 
 
Outro que também será apresentado no Salão de São Paulo é o novo Mustang. Agora como carro global, o modelo finalmente deve chegar ao Brasil, embora seja lá para 2015 ou 2016. Mesmo demorando, o Chevrolet Camaro terá um concorrente do mesmo segmento. Em sua versão topo de linha, o muscle da Ford será equipado com motor 5.0 litro V8 de 420 cv e torque de 53,8 kgfm. Além do visual mais moderno, sem deixar de lado a identidade do modelo, o Mustang terá suspensão traseira independente pela primeira vez, buscando melhorar de forma considerável a dirigibilidade.
 
Outra novidade importante que chegará ao mercado brasileiro será a nova geração do Troller T4, com visual baseado no conceito TR-X que mantém as linhas gerais do T4, mas que traz como novidades frente mais agressiva e capô elevado, dando um ar mais imponente.
 
A segunda geração do jipe cearense será a primeira desenvolvida pela Ford, que adquiriu a Troller em 2007. Sem deixar de lado a identidade do jipinho, a próxima geração do modelo será fruto de um projeto totalmente diferente do atual.
Além do novo visual, boa parte da mecânica do novo jipe virá emprestada da Ford Ranger, como o motor de cinco cilindros 3.2 litro turbodiesel (diferente do bloco quatro cilindros 3.2 litro da MWM usado atualmente), a transmissão manual de seis marchas e a tração 4x4 com reduzida. Outro ponto que a Ford pretende mudar é o espaço interno e a capacidade do porta-malas, já que ambos devem ser ampliados. O estepe continuará preso à tampa traseira do porta-malas, do lado de fora do veículo. A expectativa é que o novo Troller T4 faça sua estreia ainda no primeiro semestre deste ano.
 
Por fim, a Ford trará também o Everest como o objetivo de tirar a liderança do Toyota SW4 entre os SUVs grandalhões e com pegada mais off-road. Versão “fechada” da Ranger, o jipão irá compartilhar muito componentes da pick-up como o chassi, o bloco cinco cilindros 3.2 litro turbodiesel, o câmbio automático de seis velocidades e a tração 4x4 com reduzida. Mesmo com toda essa paridade no conjunto mecânico, as diferenças ficarão por conta da suspensão traseira com molas helicoidais, mais confortáveis, bem como a cabine alongada como capacidade para oferecer até sete lugares.
Apresentado oficialmente como um conceito pela Ford na Austrália no ano passado, o SUV deve ganhar uma versão definitiva ainda este ano para o mercado australiano. O lançamento no mercado brasileiro está previsto entre 2015 e 2016.

Nenhum comentário: