JAC Motors anuncia a suspensão dos planos da construção da fábrica no Brasil | Motor-Mais

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

JAC Motors anuncia a suspensão dos planos da construção da fábrica no Brasil


Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, a montadora chinesa JAC Motors irá suspender os planos de abertura da planta no Brasil. A montadora que é líder de vendas no mercado brasilerio entre as marcas chinesas, juntamente com a compatriota Chery e a coreana Kia, não possuem plantas no Brasil e obviamente, foram as mais prejudicadas com o polêmico aumento do IPI para os carros importados, notícia que o Motor-Mais publicou recentemente (para ver a notícia quanto ao aumento do IPI, clique aqui).

A JAC Motors do Brasil, representada oficialmente pelo Grupo SHC do empresário Sérgio Habib, havia anunciado a construção de uma planta em território nacional que teria investimento inicial de US$ 600 milhões, com capacidade para produzir cerca de 100.000 unidades anuais, entrando em operação no ano de 2014.

Uma das montadoras mais prejudicadas pelo aumento da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) - se não for a mais prejudicada -, haja vista a quantidade de vendas que a marca vinha registrando, a chinesa JAC Motors acusou o Brasil de desrespeitar as diretrizes da OMC (Organização Mundial do Comércio) e confirmou ter "congelado" os planos para abrir uma planta industrial no país, de acordo com a notícia do jornal citado.

"A forma como o governo brasileiro aumentou o imposto é uma séria violação aos princípios básicos da OMC", disse a JAC Motors, em resposta por escrito à Folha de São Paulo.
"A política descontínua, irracional e parcial brasileira minou fortemente a confiança da JAC e de outras montadoras em investir no Brasil. Portanto, a JAC se vê obrigada a reavaliar sua decisão de investimento no Brasil", afirma a empresa.

A marca chinesa alegou que a medida não previu um período de adaptação e cita três supostas violaçãoes do Brasil às diretrizes da OMC (Organização Mundial do Comércio), sendo elas: acesso ao mercado, concorrência justa e não discriminação.

No entendimento da JAC Motors, o Brasil adotou a medida do aumento do IPI visando limitar os carros chineses, prejudicando a concorrência justa. A montadora chinesa ainda afirmou que trabalha sem subsídios do governo chinês e que não foi acusada de praticar dumping (praticar preços artificialmente baixos).


No início de agosto, a JAC Motors do Brasil havia anunciado a construção de uma fábrica no Brasil, como dito anteriormente, com capacidade para produzir cerca de 100.000 unidades anuais, gerando, segundo a marca chinesa, cerca de 3.500 empregos diretos e outros 10 mil indiretos.

COMENTÁRIO:
O Motor-Mais possui opinião formada quanto ao assunto e não é favorável ao aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros importados, deixando claro o total respeito para quem entende de forma contrária.
De forma resumida, o Motor-Mais não é favorável ao aumento do IPI para os modelos importados, haja vista que o mercado automotivo brasileiro estava passando por uma leve transformação, ou seja, começando a esboçar um início de concorrência direta entre as montadoras.
Como dito anteriormente, o Motor-Mais respeita totalmente quem possui opinião contrária ao entendimento do Blog.

Nenhum comentário: