Hyundai retira do site oficial dados referente à potência do Veloster | Motor-Mais

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Hyundai retira do site oficial dados referente à potência do Veloster


A polêmica em torno da real potência do motor do Hyundai Veloster está ficando cada vez mais forte e agora, a CAOA, representante oficial da marca no Brasil, retirou os dados técnicos do motor do modelo no site oficial da marca sul-coreana. 
O site brasileiro "Noticias Automotivas" alarmou sobre os sumiços dos dados técnicos do Hyundai Veloster e também do Elantra. O Motor-Mais verificou o site oficial e a Hyundai recolocou os dados do Elantra, deixando apenas o Veloster sem os dados, aparecendo no lugr  apenas a inscrição ERROR# (Como se vê na foto abaixo).


Nas propagandas e na divulgações à imprensa, os dados  disponibilizados do Veloster informavam que o modelo seria equipado com o motor 1.6 litro GDI, com injeção direta de combustível e 140 cv, mas verdade tem apenas 128 cv. 

A CAOA do Brasil nega que tenha divulgado material publicitário afirmando que o Veloster teria motor GDI de 140 cv, mas, segundo a "Quatro Rodas", a importadora confirmou que a potência do modelo é a mesma nos dois motores, ou seja, 140 cv.

Em avalição realizada pela revista, o Hyundai Veloster decepcionou e muito, fazendo na prova de aceleração de 0 a 100 km/h em 12,8 segundos. Para se ter uma idéia, o modelo sul-coreano fica em vantagem de apenas 0,1 segundo, quando comparado ao Honda City 1.5 litro 16V SOHC i-VTEC Flex, que com etanol oferece 116 cv, que realizou o teste em 12,9 segundos; e em DESVANTAGEM quando comparado ao Volkswgen Space Cross, que vem equipado com motor 1.6 litros 8V Flex, capaz de oferecer até 104 cv quando utiliza etanol, realizando o teste em 12,6 segundos, segundo dados das avaliações realizadas pela "Quatro Rodas". 

O erro da CAOA em divulgar maior potência do que a real oferecida e indicação de características mecânicas diferentes da realidade, como motor GDI e transmissão de dupla embreagem, estão em desacordo com o Artigo 37, parágrafo 1º, do Código de Defesa do Consumidor: 

"Art. 37 - É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
§ 1º - É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços."

Está na hora da CAOA resolver o seu "ERROR#" e passar as informações corretas aos seus clientes, para que estes não sejam lubridiados.

Nenhum comentário: