Mitsubishi Lancer deixará de ser fabricado | Motor-Mais

sábado, 7 de janeiro de 2017

Mitsubishi Lancer deixará de ser fabricado

Mitsubishi Lancer GT 1 
Se você é fã do Mitsubishi Lancer pela sua história ligada ao mundo do Rally, por aparições em filmes ou pela sua esportividade, especialmente em sua versão Evolution, saiba que em breve o modelo deixará de ser produzido. Contudo, não há certeza se a decisão limita-se apenas ao Japão, que abastece o mercado dos Estados Unidos, ou se isso também se aplica a outras unidades que produzem o sedan.
 Mitsubishi Lancer Evolution 
Lançado em 1973, o Mitsubishi Lancer esteve ligado a campeonatos importantes de Rally, sendo que o piloto finlandês Tommi Mäkinen foi campeão do WRC (Campeonato Mundial de Rally) de 1996 a 1999, pilotando um Lancer Evolution. Desembarcando no Brasil em 1993 em sua terceira geração global, o sedan foi importado até o ano de 1998, voltando ao mercado brasileiro apenas em 2002, quando poucas unidades chegaram em território nacional até o ano de 2007. Finalmente em 2010 o Lancer Evolution X (décima geração) foi importado em grandes lotes, sendo que no ano seguinte as versões convencionais do sedan também foram importadas. Por fim, em 2014 o Lancer passou a ser montado em território nacional na fábrica de Catalão – GO, tendo parte das peças importadas. 

Mitsubishi Lancer GT 3 
A questão é que em uma entrevista ao Autoblog, em evento realizado nos Estados Unidos, o Diretor das Operações da Mitsubishi nos EUA, Don Swearingen, afirmou que a produção do Lancer será encerrada em agosto. No entanto, Swearingen não informou se o sedan deixará de ser produzido apenas na unidade fabril de Mizushima, no Japão, que é responsável por abastecer o mercado norte-americano, ou se essa decisão se estende às unidades da China, Tailândia, Taiwan e também a do Brasil. 
O executivo da marca japonesa informou que a decisão foi tomada devido os baixos índices de vendas de sedans de uma maneira geral e que a Mitsubishi precisa se certificar de que qualquer novo veículo que venha a desenvolver seja rentável. Assim como segue o forte apreço pelos SUVs/Crossovers no mercado brasileiro, em outros mercados isso não é diferente. Por isso, Mitsubishi deverá direcionar sua produção nos próximos anos nessa categoria, em pick-ups e em veículos híbridos e elétricos. 
Vale lembrar que esse argumento já foi utilizado pela marca japonesa para não viabilizar uma nova geração da Pajero Full. Porém, o SUV terá sua fabricação mantida por algum tempo em função da demanda em diversos mercados e por ser produzido exclusivamente no Japão. 
 Mitsubishi Lancer GT 2 
A decisão da marca nipônica tem suporte nos índices de vendas do Lancer. Em 2016, no Brasil, a Mitsubishi vendeu 2.757 unidades do sedan, ficando atrás do Citroën C4 Lounge, Renault Fluence, Nissan Sentra e outros sedans médios com vendas mais expressivas, como Honda Civic e Toyota Corolla. 
Pode-se discutir que o baixo índice de vendas seja por conta do projeto já defasado, notado por alguns detalhes do sedan da Mitsubishi, como o interior mais simples em relação aos seus concorrentes. Mas pela declaração do executivo, parece que o foco não é dar fôlego ao Lancer com o lançamento de uma nova geração.


Nenhum comentário: