Nissan desenvolve novo retrovisor feito com tela de LCD | Motor-Mais

segunda-feira, 3 de março de 2014

Nissan desenvolve novo retrovisor feito com tela de LCD

 
A cada ano as fabricantes adotam novas tecnologias para melhorar as funções, a autonomia e, principalmente, o conforto e a segurança de seus carros. Desta vez, a Nissan anunciou que irá apresentar no dia 6 de março, durante a realização do Salão de Genebra, uma novidade no quesito segurança: um inovador retrovisor interno dotado de uma tela de LCD, substituindo o espelho convencional.
Clique nas imagens para ver em alta resolução
Segundo a Nissan, o retrovisor interno tecnológico atua em conjunto com uma câmera de alta resolução instalada na traseira do carro, fazendo com que o condutor tenha visibilidade integral e excluindo os pontos cegos, como as colunas C e os locais onde os passageiros do banco traseiro mantém a cabeça encostada. Com esse novo recurso, além de garantir maior segurança ao realizar suas manobras, o motorista tem a possibilidade de escolher por meio de um botão entre o espelho convencional ou o espelho de LCD exibindo as imagens da câmera.
 
Para evitar que as imagens captadas pela câmera ficassem distorcidas, a marca japonesa desenvolveu um equipamento com ângulo estreito e 1,3 milhão de pixels, além da adoção do monitor com proporção de 4:1, difentemente dos monitores convecionais que têm proposrção 4:3 ou 16:9. Outro ponto positivo é que o brilho da tela é mínimo ao motorista, mesmo durante o nascer ou pôr do sol, bem como quando há veículos atrás utilizando farol alto.
 
O equipamento será testado no protótipo elétrico Zeod RC, que irá participar das 24 Horas de Le Mans deste ano. Além disso, o novo espelho tecnológico também estará presente nos carros de corrida da Nismo, divisão de alto desempenho da Nissan. Para os veículos convencionais de produção da montadora, o espelho dotado da tecnologia está previsto a partir de 2015.