Mazda aumentará capacidade da fábrica no México. Unidade fabril atenderá o mercado brasileiro | Motor-Mais

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Mazda aumentará capacidade da fábrica no México. Unidade fabril atenderá o mercado brasileiro

 
A Mazda, assim como a JAC Motors fez no Brasil, anunciou que aumentará a capacidade de produção de sua nova unidade fabril mexicana antes mesmo de inaugurá-la. A fábrica, que anteriormente tinha capacidade de produção definida em 140 mil unidades anuais, passará a operar com um volume de 230 mil unidades anuais em 2016. Na planta, além dos modelos da Mazda será produzido também um modelo compacto da Toyota.

Clique nas imagens para ver em alta definição
De acordo com a marca japonesa, a razão pela qual decidiu aumentar a capacidade é para acomodar a produção adicional anula de cerca de 50 mil veículos da marca Toyota. As duas empresas japonesas estão firmando um acordo para produção em conjunto, com início em 2015, de um veículo compacto.

Mediante o acordo firmado, o foco da Toyota será no desenvolvimento de produtos destinados ao mercado norte-americano, enquanto que a Mazda se concetrará na eficiência das linhas de produção e melhoria da rentabilidade, anuciada pelo conceito SKYACTIV.
 
A unidade instalada no México irá produzir os modelos Mazda2 e Mazda3 que serão vendidos na América do Norte, América Central e América do Sul. No ano passado, a Mazda habia confirmado sua volta ao mercado brasileiro em 2013, justamente com estes dois modelos.

 
Embora a planta mexicana passe por um aumento da capacidade de produção, a Mazda não descarta a implantação de uma fábrica no Brasil. Segundo o jornal japonês "Nikkei" em junho do ano passado, a marca havia decidido mudar seus planos e produzir dois modelos em solo brasileiro em 2014 através de uma parceria.
A mudança de postura se deu com o endurecimento do governo brasileiro e imposição de cotas de carros vindos do México. Contudo, a definição do início ou não da produção dos modelos da marca japonesa deve ser resolvida este ano.

Nenhum comentário: