IPI - Algumas montadoras aumentam e outras mantem o preço sem reajuste | Motor-Mais

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

IPI - Algumas montadoras aumentam e outras mantem o preço sem reajuste


Enquanto algumas marcas se preocupam em "agradar" o consumidor brasileiro, outras marcas, aparentemente, esperavam afoitas para anunciar o reajuste dos preços devido ao aumento em 30 pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados.

A medida do Governo Federal deixa de fora países do Mercosul e México, ou seja, grande parte dos carros importados que circulam no Brasil, fazendo com que a justificativa dada para o aumento cause uma certa dúvida quanto a real intenção da medida.

Segundo informações do site "G1 - Globo", diversas marcas decidiram em manter os preços dos modelos até o fim do ano, ou até quando durar os estoques, como o caso, por exemplo, da sul-coreana Hyundai. 


Um grande destaque ficou para a japonesa Suzuki, que de forma surpreendente resolveu não aumentar seus preços, cobrando o mesmo preço antes da vigência do aumento do IPI.
Já as marcas chinesas JAC Motors e Chery, que já oficializaram a instalação de unidades de produção no Brasil, informaram, mediante nota oficial, que os preços serão mantidos até janeiro, ou até o término do estoque, e que os aumentos ainda serão estudados. 

Indo no sentindo oposto da Hyundai, a Kia Motors já anunciou até a nova tabela de preços, com aumento médio de 3,01%. Ao longo do próximo ano, o repasse irá aumentar, crescendo até ficar entre 13% e 18%. Será que ainda vai compensar?

Nenhum comentário: