LATIN NCAP - Maioria dos carros vendidos no Brasil passam vexame no Crash Test | Motor-Mais

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

LATIN NCAP - Maioria dos carros vendidos no Brasil passam vexame no Crash Test

Fiat Uno  - Latin NCAP
A segunda fase do programa Latin NCAP, responsável por avaliar a segurança dos veículos vendidos na América Latina, apresentou resultados desastrosos, trazendo uma notícia péssima para os donos de alguns dos carros mais populares do mercado brasileiro: em caso de colisão, os riscos de causar algum dano à integridade física dos ocupantes são altos.

Ford Ka - Latin NCAP
De acorodo com o relatório do Latin NCAP, o maior problema dos carros mais populares do mercado brasileiro, tanto em vendas, quanto em preço, está na fragilidade estrutural dos modelos.
"Os testes evidenciam carrocerias frágeis e incapazes de aguentar fortes impactos, além de estruturas perigosas que apresentam graves riscos de lesão e até de morte a seus passageiros, especialmente a região da cabeça do motorista", diz o relatório.
"Modelos populares foram falhos em oferecer proteção adequada, sobretudo ao peito do motorista, mas também devendo muito em segurança às pernas e aos joelhos dos passageiros".

Atualmente, a Latin NCAP realiza apenas testes de impacto frontal com velocidade de 64 km/h e ligeiro desvio lateral, visando simular uma tentativa do motorista de desviar do obstáculo. É uma prova muito simples, quando comparada com os testes executados por órgãos equivalentes na Europa e nos Estados Unidos. Os resultados divulgados foram ruins para, praticamente, todos os modelos testados.  

Os dados abaixo, são referente às duas fases do programa Latin NCAP, sendo a primeira fase realizada no ano de 2010. Os carros testados na segunda fase são: Chevrolet Celta, Chevrolet Classic, Chevrolet Cruze, Fiat Uno, Ford Focus (versão hatchback), Ford Ka, Nissan March e Nissan Tiida. Vale lembrar que adesão aos testes de alguns modelos é voluntária, sendo testado a pedido dos fabricados. Tais modelos possuem a legenda "Sponsors Test".

Como se vê, nenhum modelo obteve a nota máxima, ou seja, cinco estrelas nos itens observados: proteção geral dos ocupantes, na cor azul e proteção dos ocupantes no banco traseiro (criança), na cor verde.

Modelos como o Chevrolet Classic e o Fiat Uno obtiveram resultados desastrosos, além dos desequilíbrios de segurança em alguns modelos, como o Toyota Corolla XEI, equiapdo com dois airbags, que obteve quatro estrelas na proteção geral, mas apenas uma estrela na proteção dos ocupantes no banco traseiro (criança).

Chevrolet Cruze - Latin NCAP  
Ford Focus - Latin NCAP

Os carros com melhores resultados foram o Chevrolet Cruze e o Ford Focus, modelos que foram testados a pedido do Latin NCAP. Os dois modelos empataram, recebendo quatro estrelas para a proteção geral e três estrelas na proteção dos ocupantes no banco traseiro (criança).


O relatório do Latin NCAP divulgado nesta quinta-feira (24 de novembro), apenas ratificou o que todos esperavam:  a necessidade de equipar os modelos fabricados no Brasil com airbags e freios ABS o quanto antes, além do fato de necessitarem de um planejamento melhor em relação aos projetos estruturais.
Embora toda a necessidade destes itens de segurança, a partir de 2012, apenas 30% dos carros novos fabricados no Brasil deverão ter os airbags e freios ABS obrigatórios, com aumento para 60% em 2013 e em 2014, sendo obrigatório para todos os carros novos fabricados no Brasil. 

Toyota Corolla XEI - Latin NCAP
Segundo o Latin NCAP, o custo de produção de uma unidade de airbag é de apenas US$ 50, valor irrisório quando comparado aos preços cobrados nos modelos oferecidos no Brasil. Nos carros nacionais, na maioria das vezes o airbag é um item oferecido como equipamento opcional, geralmente disponibilizado juntamente com outros equipamentos (como os freios ABS), com preço sempre superior a R$ 1.500. Muito justo, não acha!?

Um comentário:

fernando - São Paulo-SP disse...

Está aí mais um motivo para nós reclamarmos dos preços praticados pelas montadoras...Nos enfiam a faca e nos entregam um produto de quinta...Lógico!com um povinho manso que não reclama,não reinvidica à nada,essas montadoras só faltam c..gar na cabeça do consumidor brasileiro.E o pior é que está cheio de idiota que acha o máximo gastar um caminhão de dinheiro em um carro novo,pagar no mínimo o dobro só pra provocar a invejinha dos vizinhos...povinho medíocre...tem mais é que serem assaltados pelas montadoras mesmo...