Alemanha aprova legislação e libera carros autônomos | Motor-Mais

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Alemanha aprova legislação e libera carros autônomos

Mercedes-Benz Self Driving 1 
A Alemanha aprovou um projeto lei que autoriza carros autônomos a circularem pelas estradas do país. A iniciativa inédita, segundo a agência de notícias EFE, tem como objetivo adequar a legislação atual alemã aos novos tipo de veículo, fazendo com que esta seja a mais avançada do mundo.
 Volvo Drive Me 1 
Segundo o governo alemão, a medida afeta os carros “altamente automatizados”, cuja tecnologia não obriga o motorista a prestar atenção na direção de maneira constante e que alerta o condutor quando é necessário assumir o controle do veículo. 
O Ministro dos Transportes, Alexander Dobrindt, apresentou a medida como a "regulação de tráfego mais moderna do mundo" por colocar no mesmo plano jurídico o condutor e o computador de bordo. "Os veículos autônomos são a maior revolução na mobilidade desde a invenção do automóvel", ressaltou Dobrindt. O Ministro alemão ainda destacou a importância da tecnologia que, além de ser segura, permite ao motorista tirar as mãos do volante para fazer outras tarefas, como navegar na internet ou até mesmo enviar e-mails com o veículo em movimento. 
O principal ponto do projeto de lei determina que a tecnologia de condução autônoma não substituirá o motorista. Além disso, o sistema de condução autônoma tem que ter a possibilidade de ser desativado ou cancelado a qualquer momento e o condutor “sempre terá a responsabilidade ao usar o computador de bordo”. 


Nenhum comentário: