A Ford revelou nesta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, o conceito inédito do Ford Ka Sedan. A apresentação do modelo ocorreu simultaneamente no Brasil e na Índia, mostrand a inédita variação três volumes do Ka, que chegará ao mercado brasileiro no início do segundo semestre, como substituto do Fiesta Sedan Rocam.
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Seguindo o visual do novo Ka hatchback, exibido no ano passado, a variação sedan foi revelada ainda sob a forma de um carro-conceito, feito de fibra de vidro, sem mecânica ou acabamento, apenas o design exterior mesmo.
Compartilhando a plataforma do New Fiesta, assim como a versão hatchback, o Ford Ka Sedan tem como objetivo oferecer maior espa~ço interno e uma boa capacidade de carga no porta-malas.
Resultado final do projeto B562, o três volumes utiliza a mesma arquitetura do hatchback atéa coluna traseira, incluindo as portas, diferenciando apenas pela traseira. Tal solução visa reduzir os custos e também feito por outras marcas, como a Chevrolet faz para o Onix e o Prisma.
Especula-se que o Ka Sedan terá comprimento na faixa dos 4,15 metros e porta-malas com aproximadamente 500 litros de capacidade
De acordo com o Chefe de Design da Ford brasileira, João Marcos Ramos, o sedan foi desenvolvido juntamente com o hatchback para que o terceiro volume não parecesse uma adaptação. Concomitantemente, a ideia era transmitir uma imagem de carro mais caro e confortável, alinhando as linhas e o design com os sedans maiores da marca, como o Focus e o Fusion. Um detalhe que corrobora para isso é a grade frontal avantajada, similar ao dos modelos citados e os vincos que acompanham a lateral de uma forma fluída e harmônica. Outro detalhes interessante é a coluna traseira que cai suavemente até a tampa do porta-malas, que termina em uma espécie de aerofólio integrado, dando um ar mais dinâmico e favorecendo na aerodinâmica.
O interior será o mesmo da variação hatch, com desenho muito semelhante ao do New Fiesta, trazendo o mesmo volante, saídas de ar circulares e o sistema de som em posição elevada. Além disso, segundo a Ford, o modelo estreará o MyFord Dock, que permitirá usar e recarregar aparelhos eletrônicos como smartphones e navegadores GPS.
Quanto à estrtutra, o Ka deve ganhar a mesma do Fiesta, que obteve quatro estrelas no teste de impacto do Latin NCAP, além de outros benefícios comuns à plataforma, como a direção com assitência elétrica e a possibilidade de ter até seis airbgs (frontal, laterias e do tipo cortina como opcionais). Nas versões mais caras, haverá também o assistente de partida em aclives e o controle eletrônico de tração.
Outra novidade do Ka 2014, tanto sedan quanto hatch, será o motor três cilindros ECOnetic 1.0, já oferecido na Europa, contudo, o bloco aqui será flex e com tecnologia Easy Start que dispensa o tanquinho para partida a frio. O propulsor 1.0 deverá ter 80 cv quando abastecido com etanol.
A marca norte-americana trabalha para que o motor ECOnetic seja o mais econômico do Brasil, superando inclusive o novo Volkswagen Up!.
Completando a gama de motores para o modelo estará, nas versões superiores, o bloco 1.5 Sigma 16V de 111 cv já utilizado no New Fiesta. Todas as versões contarão com transmissão manual de cinco marchas, deixando para o New Fiesta a opção de câmbio automático Powershift com dupla embreagem e seis velocidades.
As configurações devem manter a nomenclatura usada pela marca atualmente: S, SE e SE Plus. Ainda não há a previsão de uma versão Titanium, mesmo porque a Ford não quer que o Ka Sedan tire possíveis clientes do New Fiesta.
O Ka Sedan atuará abaixo do New Fiesta três volumes que hoje tem versão de entrada na casa dos RS 50 mil. Com preços estimados entre R$ 35 mil e R$ 45 mil, o Ford Ka Sedan chega para substituir o Fiesta Sedan Rocam, sendo a opção de sedan para a chamada “nova classe média” e vem para competir com o Fiat Siena, Volkswagen Voyage, Renault Logan e, principalmente, para rivalizar com o Chevrolet Prisma e o Hyundai HB20S.
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