Ford revela conceito do inédito Ka Sedan | Motor-Mais

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Ford revela conceito do inédito Ka Sedan

 
A Ford revelou nesta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, o conceito inédito do Ford Ka Sedan. A apresentação do modelo ocorreu simultaneamente no Brasil e na Índia, mostrand a inédita variação três volumes do Ka, que chegará ao mercado brasileiro no início do segundo semestre, como substituto do Fiesta Sedan Rocam.

Clique nas imagens para ver em alta definição
Seguindo o visual do novo Ka hatchback, exibido no ano passado, a variação sedan foi revelada ainda sob a forma de um carro-conceito, feito de fibra de vidro, sem mecânica ou acabamento, apenas o design exterior mesmo. Compartilhando a plataforma do New Fiesta, assim como a versão hatchback, o Ford Ka Sedan tem como objetivo oferecer maior espa~ço interno e uma boa capacidade de carga no porta-malas.
 
Resultado final do projeto B562, o três volumes utiliza a mesma arquitetura do hatchback atéa coluna traseira, incluindo as portas, diferenciando apenas pela traseira. Tal solução visa reduzir os custos e também feito por outras marcas, como a Chevrolet faz para o Onix e o Prisma. Especula-se que o Ka Sedan terá comprimento na faixa dos 4,15 metros e porta-malas com aproximadamente 500 litros de capacidade

 
De acordo com o Chefe de Design da Ford brasileira, João Marcos Ramos, o sedan foi desenvolvido juntamente com o hatchback para que o terceiro volume não parecesse uma adaptação. Concomitantemente, a ideia era transmitir uma imagem de carro mais caro e confortável, alinhando as linhas e o design com os sedans maiores da marca, como o Focus e o Fusion. Um detalhe que corrobora para isso é a grade frontal avantajada, similar ao dos modelos citados e os vincos que acompanham a lateral de uma forma fluída e harmônica. Outro detalhes interessante é a coluna traseira que cai suavemente até a tampa do porta-malas, que termina em uma espécie de aerofólio integrado, dando um ar mais dinâmico e favorecendo na aerodinâmica.
 
O interior será o mesmo da variação hatch, com desenho muito semelhante ao do New Fiesta, trazendo o mesmo volante, saídas de ar circulares e o sistema de som em posição elevada. Além disso, segundo a Ford, o modelo estreará o MyFord Dock, que permitirá usar e recarregar aparelhos eletrônicos como smartphones e navegadores GPS. Quanto à estrtutra, o Ka deve ganhar a mesma do Fiesta, que obteve quatro estrelas no teste de impacto do Latin NCAP, além de outros benefícios comuns à plataforma, como a direção com assitência elétrica e a possibilidade de ter até seis airbgs (frontal, laterias e do tipo cortina como opcionais). Nas versões mais caras, haverá também o assistente de partida em aclives e o controle eletrônico de tração.
 
Outra novidade do Ka 2014, tanto sedan quanto hatch, será o motor três cilindros ECOnetic 1.0, já oferecido na Europa, contudo, o bloco aqui será flex e com tecnologia Easy Start que dispensa o tanquinho para partida a frio. O propulsor 1.0 deverá ter 80 cv quando abastecido com etanol. A marca norte-americana trabalha para que o motor ECOnetic seja o mais econômico do Brasil, superando inclusive o novo Volkswagen Up!.
 
Completando a gama de motores para o modelo estará, nas versões superiores, o bloco 1.5 Sigma 16V de 111 cv já utilizado no New Fiesta. Todas as versões contarão com transmissão manual de cinco marchas, deixando para o New Fiesta a opção de câmbio automático Powershift com dupla embreagem e seis velocidades. As configurações devem manter a nomenclatura usada pela marca atualmente: S, SE e SE Plus. Ainda não há a previsão de uma versão Titanium, mesmo porque a Ford não quer que o Ka Sedan tire possíveis clientes do New Fiesta.

 
O Ka Sedan atuará abaixo do New Fiesta três volumes que hoje tem versão de entrada na casa dos RS 50 mil. Com preços estimados entre R$ 35 mil e R$ 45 mil, o Ford Ka Sedan chega para substituir o Fiesta Sedan Rocam, sendo a opção de sedan para a chamada “nova classe média” e vem para competir com o Fiat Siena, Volkswagen Voyage, Renault Logan e, principalmente, para rivalizar com o Chevrolet Prisma e o Hyundai HB20S.

Nenhum comentário: