Projeção de como seria o ultra-compacto desenvolvido pela Renault-Nissan |
Segundo o jornal francês "La Tribune", a Renault quer entrar de vez no segmento dos veículos ultra-compactos e começará a desenvolver estudo visando projetar uma plataforma para um modelo de baixo custo. A modelo ultra-compacto pode chegar ao mercado europeu por apenas € 2.500, ou seja, com preço três vezes mais baixo que o pedido pelo Renault Logan na Europa.
Modelo desenvolvido em 2010 pela Bajaj e Renault-Nissan |
O projeto foi atribuido a Gérard Detourbet, que deverá formar uma equipe com profissionais da parceria Renault-Nissan, entrando em operação a partir de janeiro de 2012.
Segundo o jornal francês e o site italiano "Quattro Ruote", a Renault, buscando simplificar e agilizar a produção deste ultra-compacto, estudou projetos de plataformas da fabricante de motocicletas populares indiana Bajaj.
Aparentemente, os projetos da marca indiana não agradaram a Renault, embora seja possível que algumas idéias que surgiram na ocasião sejam utilizadas na operação da marca francesa que começa em janeiro.
Com a criação deste ultra-compacto, a Renault busca oferecer um modelo de baixo custo em mercados emergentes, inclusive no mercado brasileiro; em países menos desenvolvidos e também no mercado europeu.
Se o projeto realmente tiver êxito, a Renault poderá dar trabalho a Tata, marca indiana responsável pela produção do Nano, surgindo como um concorrente no mercado indiano. Além disso, se este carro ultra-compacto chegar ao Brasil, como planeja a marca francesa, o modelo poderá dar o sentido correto para o segmento dos "Carros Populares", tendo em vista seu baixo custo de produção e preço mais em conta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário