Após o anúncio da BMW, outra marca premium poderá instalar uma planta no Brasil. A Land Rover já teria um projeto para ser implantado por aqui, e estaria negociando com alguns Estados brasileiros. A informação foi revelada pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, em entrevista à revista "Exame". A decisão da construção da planta no Brasil seria motivada pela alta do IPI para veículos importados, que entrará em vigor em dezembro.
O Ministro Fernando Pimentel, que está em Londres particpando da reunião anual do Comitê Econômico e do Comércio Conjunto (Jetco, na sigla em inglês), afirmou: "Eles estão com o projeto pronto", referindo-se quanto às intensões da Land Rover em se instalar no Brasil.
Sem dar mais detalhes, Fernando Pimentel disse que o local ainda não foi escolhido e que a marca está negociado com os Estados brasileiros. A empresa possui uma linha de CKD (carros desmontados) na Índia, país do Grupo Tata Motors que controla a Land Rover. Já houve um anuncio de uma fábrica na Índia, porém, ainda nada foi concretizado. Portanto, segundo o Ministro, está poderá ser a primeira fábrica da montadora fora do Reino Unido.
John Peart, diretor de operação da Land Rover no Brasil, comentou a possibilidade da construção de uma fábrica no Brasil durante o lançamento do Range Rover Evoque, ao qual o Motor-Mais mostrou há pouco tempo (para ver o lançamento, clique aqui).
Segundo o site "Autos Segredos",o executivo disse que a empresa estava estudando a possibilidade, mas que ainda não havia confirmação.
Em outubro, o Governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, fez uma visita à sede da empresa inglesa. É possível que o político estivesse negociando a vinda da marca britânica para seu Estado, mas não houve confirmação sobre isto.
O Ministro Fernando Pimentel comentou à revista "Exame", que a Land Rover apresentou sugestões para o decreto a ser editado em dezembro, que flexibilizará as regras de conteúdo nacional para empresas que queiram fabricar carros no Brasil. Segundo ele, as montadoras terão benefícios para os importados mesmo durante o período de construção das fábricas. O decreto também deve ter critérios mais rígidos para a definição de conteúdo nacional.
Segundo Pimentel, a Land Rover será beneficiada pela nova regra, pois terá um prazo para a obtenção de 65% do conteúdo nacional, a ser estabelecido pelo decreto. Ele não quis adiantar nenhum ponto do decreto, nem sobre as sugestões feitas pela marca britânica.
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