Um dos destaques da Volkswagen no Salão de Detroit, a marca alemã está apresentando o ID Buzz, um carro conceito elétrico claramente inspirado na VW Kombi. Será que é o retorno de um dos clássicos da Volkswagen?
Nitidamente inspirada na Kombi, o Volkswagen ID Buzz é um carro conceito com uma proposta futurista e que segue a tendência de carros elétricos. Utilizando a plataforma modular MEB-XL, o conceito possui 4,94 metros de comprimento, 1,98 metros de largura, 1,96 metros de altura e 3,30 metros de distância entre-eixos.
Devido ao seu tamanho generoso, o modelo tem espaço para seis ocupantes em bancos modulares, contando ainda com 660 litros de capacidade para cargas. Além disso, o carro ainda traz um segundo porta-malas na parte dianteira que comporta 173 litros. Sem os assentos traseiros a capacidade de carga do ID Buzz sobe para 4.600 litros.
Equipado com dois motores elétricos, sendo um em cada eixo, o Volkswagen ID Buzz oferece um total de 374 cv com capacidade de 111 kWh, o que lhe garante uma autonomia de até 600 km. A marca alemã menciona uma opção com apenas o propulsor elétrico traseiro, com 272 cv e capacidade de 83 kWh, o que tornaria o veículo mais barato. O modelo com os dois propulsores elétricos acelera de 0 a 100 km/h em aproximadamente 5 segundos, com velocidade máxima de 160 km/h controlada eletronicamente.
O ID Buzz utiliza um carregador padronizado CCS (Combind Charging System) de 150 kW, que a VW adotou com a BMW e a Daimler, que pode recuperar 80% de sua carga total em 30 minutos.
No entanto, além do saudosismo da Kombi, o Volkswagen ID Buzz também tem a missão de ser a primeira multivan com condução 100% autônoma, utilizando o sistema ID Pilot, que vem sendo prometida pela fabricante para 2025. O sistema de condução autônoma utiliza quatro scanners lasers retráteis no teto (LIDAR), que funcionam conjuntamente com sensores de ultrassom, sensores de radar e câmeras de visão lateral e frontal. Somado a isso, há a possibilidade do conceito se conectar com o sistema de tráfego da cidade, utilizando também essas informações para uma melhor condução e navegação. Quando acionado, o volante, que concentra todos os comandos do carro, se acopla ao console automaticamente e para desativar o modo autônomo basta o motorista tocar no volante ou pisar nos pedais de acelerador ou freio.
O Volkswagen ID Buzz ainda vem com o User-ID, uma aplicativo que promove a identificação pessoal e preferência do usuário do veículo feita através de um smartphone autorizado.
A Volkswagen não revelou se há intenção de produção, mas pelas características tecnológicas e pela pretensão da marca alemã em oferecer modelos elétricos e com condução autônoma, parece que o ID Buzz tem chances de ganhar uma versão de produção em um futuro próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário