Ford adia lançamento do novo Focus para o fim do ano | Motor-Mais

domingo, 28 de abril de 2013

Ford adia lançamento do novo Focus para o fim do ano

 
A apresentação do novo Ford Focus, em sua versão para o Mercosul, está marcada para ser realizada durante o Salão de Buenos Aires, que tem início no dia 20 de junho. A expectativa era que o modelo chegasse em seguida ao mercado brasileiro, em meados de agosto, porém, o lançamento do Focus por aqui deverá ocorrer apenas entre novembro e dezembro.

Clique nas imagens para ver em alta definição
Embora o novo Ford Focus tenha atrasado, a marca lançará em conjunto as versões hatchback e sedan. A Ford não esconde que o modelo será a "vitrine de tecnologias" da empresa.  Para se ter uma ideia, a expectativa é que o Focus chegue equipado com central multimídia MyFord Touch, mesma utilizada no Fusion, bem como o sistema Park Assist, que manobra o carro sozinho. Claro que tais itens serão oferecidos na versão topo de linha Titanium, que também deverá contar com seis airbags, sistema de ar-condicionado dual zone, botão de partida, sensores crepuscular (acendimento automático dos faróis), de chuva e de estacionamento, entre outros equipamentos de conforto e segurança.
Mesmo na versão de entrada S, o Focus contará com freios ABS, duplo airbag, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, além de rodas de liga leve. A versão intermediária SE, será equipada com os mesmos itens da versão S, acrescido de controle eletrônico de tração e estabilidade, ar-condicionado digital, entre outros.

 
Mecanicamente, os atuais motores serão substituídos por versões mais evoluídas deles mesmos. O Sigma 1.6 litro 16V será da versão TiVCT (com duplo comando de válvulas variável) que equipa o New Fiesta, mas com potência superior aos 130 cv oferecidos no compacto. O motor 2.0 litro 16V também foi evoluído e mesmo com tanto sigilo sobre essa configuração, sabe-se que o modelo terá tecnologia vindas do Sigma TiVCT, como o comando duplo variável e o sistema Easy Start, que dispensa o tanquinho de gasolina para partidas em climas mais frios quando o carro está abastecido com etanol.
Por ser mais pesado que a geração atual, a Ford teve que fazer algumas alterações nos motores para fazer com que a relação peso-potência seja mais favorável que a de hoje. Portanto, espera-se que a potência do bloco 2.0 litro fique acima dos 160 cv da versão norte-americana.
Em relação à transmissão, a automática com quatro velocidades deixará de ser oferecida, sendo substituída pela transmissão automatizada PowerShift de dupla embreagem e seis velocidades, já oferecidas no EcoSport e no Fiesta.

 
Quanto ao motor 1.6 litro EcoBoost com turbocompreesor e injeção direta, a Ford brasileira ainda está avaliando o uso desse bloco por aqui, mas a própria marca tem a consciência de que não dá para lançar a versão somente abastecida com gasolina. Sendo assim, embora exista a possibilidade, as chances da Ford lançar o propulsor EcoBoost por aqui são remotas.
O novo Ford Focus deverá custar na faixa de R$ 55 mil (versão 1.6 litro S hatchback) e R$ 80 mil (versão sedan 2.0 litro Titanium).

Nenhum comentário: