A indústria automotiva brasileira, aos poucos, tem recebido notícias a respeito do desenvolvimento de novos modelos de carros elétricos. Conhecido como “o carro de motor verde” ou ainda “carro ecologicamente correto”, esse tipo de veículo, aos poucos, vem conquistando o seu espaço, lançando uma série de novidades no setor. Entre elas, algumas opções se destacam na linha dos fabricantes, ampliando as possibilidades de motoristas de todo o mundo.
Clique nas imagens para ver em alta definição |
Model S – Tesla: Com a promessa de surpreender pelo desempenho, o modelo concebido como elétrico desde a prancheta pertence à categoria de luxo. Com bateria de 85 kWh, conteúdo e acabamento de alto padrão, o carro vai de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. Sucesso nos Estados Unidos, a opção ainda se destaca ainda por contar com uma tela interativa com cerca de 17 polegadas no painel frontal e o console. O diferencial está no fato de que, por meio desta grande tela, o motorista pode acessar comandos do veículo, como o acionamento dos faróis, visualização da câmera de marcha ré e informações a respeito de sua eficiência.
Fluence ZE – Renault: Do inglês, a sigla Z.E. se refere ao principal conceito do veículo. Traduzido para o português como “Zero Emission”, ou seja, emissão zero de poluentes, o carro possui motor elétrico de 95 cavalos, entregando o torque de 22 kgfm aos 400 giros. Do tipo sedan elétrico, o modelo conta com para-choques e lanternas modificadas, além de ser 13 cm mais longo que sua versão com motor a combustão. Em contrapartida, o espaço para ocupantes e motoristas continuam iguais.
Twizy – Renault: Tal qual um quadriciclo, o modelo foi fabricado para ganhar as ruas do espaço urbano, de modo prático e eficaz. Com apenas 2,33 metros de comprimento, carroceria metálica com cobertura em fibra e plástico, bagageiro de até 55 litros e teto panorâmico, o pequeno modelo elétrico conta com marcha automática única e selecionada por botão. Com espaço para duas pessoas e bancos posicionados em fila, o compacto tem velocidade máxima de 80 km/h, permitindo autonomia real de até 80 quilômetros.
Leaf – Renault-Nissan: Lançada nos Estados Unidos e Japão a opção consagrou-se como um verdadeiro recorde de vendas. O veículo acomoda até cinco passageiros e chama a atenção pela autonomia de percorrer 160 km com uma única carga. Atingindo velocidade máxima de 145 km/h, o carro ganha outro destaque por ser utilizado como parte de um projeto de táxis elétricos na cidade de São Paulo, no qual foi apresentado ao prefeito Gilberto Kassab, em 2010, ganhando um protocolo de intenção de uso em 2011.
i-MiEV – desenvolvido em conjunto pela Mitsubishi, Citroën e Peugeot: Criado na intenção de solucionar problemas de trânsito urbano no Japão e na Europa, a opção suporta até quatro pessoas, com autonomia de até 160 km de modo confortável, com altura e espaço interno considerável. Com potência de 64 cavalos gerada pelo motor/gerador elétrico e armazenado nas baterias de 330V, a opção ainda se destaca pelo torque de 18 kgfm presente desde o início de sua aceleração.
Fusion - Ford: Modelo de sedan híbrido da Ford, o Fusion é parte integrante da linha 2011 do modelo. Variando do modelo original, a versão híbrida possui câmbio CVT e uma série de novos equipamentos. Entre eles, sistema MyKey, ajuste lombar elétrico, controle remoto com abertura global e de um toque dos vidros dianteiros.
Além disso, a versão segue com funcionalidades como a câmera de ré, tela de 8 polegadas do Sync Media System, sensor de chuva e retrovisores dotados de um sistema de monitoramento eletrônico dos pontos cegos e de tráfego cruzado.
S400 Hybrid - Mercedes-Benz: Surgindo como uma variação híbrida da versão básica do sedan de alto luxo Classe S, o modelo foi lançado com preços altos que combinam com o alto padrão do automóvel. Super elegante, o carro possui porte avantajado, com mais de 5m de comprimento e mais de 2m de largura. A cabine, com acabamento em couro, madeira e metal é acompanhada também de alta tecnologia, com telas de LCD servindo como velocímetro e computador de bordo. Outro diferencial está na força máxima conjunta do sistema híbrido, capaz de entragar 299 cv e torque de 39 kgfm.
Este artigo foi produzido pela equipe Ituran especialmente para o Motor-Mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário