Finalmente a Renault irá fazer o lançamento de seu SUV compacto no Brasil. O Renault Duster, que embora não agrade a todo mundo, terá um fortíssimo concorrente, o já conhecido Ford EcoSport, modelo veterano que atualmente domina o segmento no mercado e que em breve, deve sofrer uma reestilização.
A briga pelo segmento promete ser boa, mas para conseguir dominar o experiente modelo da Ford, que reinava sozinho, a Renault terá que oferecer algo que atraia o consumidor.
O Renault Duster apresenta-se com altura elevada e design robusto, com vincos acentaduados, grande contorno nos pára-lamas, dando a impressão que o SUV compacto seja musculoso. Entretanto, o Duster vai além de um 4x4 robusto e alto, que pode ser utilizado eventualmente em terreno acidentado.
O modelo atende, e muito bem, quem precisa de um porta-malas com boa capacidades, já que o SUV compacto oferece porta-malas com 475 litros de capacidade, ou 400 litros de capacidade para o 4x4, que leva o estepe dentro na parte interna.
Além da boa capacidade do porta-malas, o compacto ainda oferece um bom espaço interno, levando em consideração que o modelo compartilha base do Renault Logan, que também oferece um bom espaço interno. Outro aspecto positivo, é a presença do porta-objetos no teto, bem ao estilo de uma minivan.
Quanto à motorização, o Renault Duster terá duas variações de motores, sendo o primeiro um motor 1.6 litro 16V Hi-Flex, capaz de gerar 115 cv utilizando etanol, ou 110 cv utilizando gasolina, com torque de 15,5 kgfm e 15,1 kgfm, respectivamente.
A segunda variação, seria um motor 2.0 litro 16V, capaz de oferecer 142 cv utilizando etanol, ou 138 cv utilizando gasolina, com torque de 20,9 kgfm e 19,7 kgfm, respectivamente. Todas as versões utilizam tranmissão manual de cinco velocidades e tração 2WD (4x2), sendo que a segunda opção de motor pode ser equipado com transmissão automática de quatro velocidades e ainda tem a opção da tração AWD (4x4).
A versão com tração integral (4x4) tem seleção da tração feita pelo motorista no painel, através de um botão com as posições 2WD, Auto e Lock.
No modo 2WD, a distribuição do torque é feita nas duas rodas frontais e, em pisos com condições favoráives, ou seja, seco e aderente, o condutor consegue otimizar o consumo de combustível do SUV compacto.
Na opção Auto, a distribuição do torque do motor é feita entre os eixos dianteiros e traseiros, conforme a necessidade que o piso ao qual o modelo trafega oferece.
Já no modo Lock, que é desativada automaticamente quando o modelo ultrapassa 80 km/h, permite que o Renault Duster trafegue em pisos em condições adversas e desfavoráveis, como na lama e na areia. Embora a tração 4x4 ajude em terrenos acidentados ou desfavoráveis, não há controle de estabilidade e controle de tração entre os itens de série.
A Renault oferece o Duster em 6 variações, com preços que variam de R$ 50.900 e vai até R$ 64.600, sendo elas:
- Duster 1.6 16V 4x2 – R$ 50.900
Trata-se da versão de entrada do Renault Duster, equipado com motor 1.6 litro 16V Hi-Flex, com tração 2WD (4x2), equipado com tranmissão manual de cinco velocidades.
Essa versão vem equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, regulagem de altura do voltante, bem como rodas de 16 polegadas. Os retrovisores e os pára-choques vem pintados na cor preta.
- Duster Expression 1.6 16V 4x2 – R$ 53.200
Trata-se de uma versão intermediária do Duster, que também utiliza motor 1.6 litro 16V Hi-Flex, com tração 2WD (4x2), equipado com tranmissão manual de cinco velocidades.
O modelo vem com os mesmos equipamentos da versão anterior, acrescido de airbags duplos, vidros elétricos traseiros, banco do motorista com regulagem de altura, bem como com sistema de alarme.
Na parte externa, o SUV compacto apresenta rodas estilizadas de 16 polegadas, rack no teto e a parte superior dos pára-choques pintada na cor do veículo.
Na parte externa, o SUV compacto apresenta rodas estilizadas de 16 polegadas, rack no teto e a parte superior dos pára-choques pintada na cor do veículo.
- Duster Dynamique 1.6 16V 4x2 - R$ 56.900
Esta versão vem equipado com o mesmo motor das versões anteriores. Ademais, o modelo vem equipado com os mesmos equipamentos da versão Expression, acrescido com volante e manopla com revestimento em couro, computador de bordo, acionamento elétrico dos retrovisores externos, freios ABS, CD Player com leitor de MP3 e WMA, bem como o rebatimento do banco traseiro (1/3 e 2/3).
Na parte externa, o diferencial fica por conta das rodas de liga leve de 16 polegadas e os faróis de neblina.
Como opcional, o modelo pode ter os bancos revestidos em couro.
- Duster Dynamique 2.0 16V 4x2 - R$ 60.600
O modelo vem equipado com todos os equipamentos do Duster Dynamique 1.6 16V, diferenciando apenas pelo motor 2.0 litro 16V, capaz de oferecer 142 cv (etanol), equipado com transmissão manual de cinco velocides.
- Duster Dynamique 2.0 16V 4x2 Automático – R$ 66.400
Como o próprio nome diz, o diferencial fica por conta da transmissão automática de quatro velocidades, com opção de troca sequencial.
- Duster Dynamique 2.0 16V 4×4 – R$ 64.600
Trata-se da versão que utilza o motor 2.0 16V com tração integral. As rodas de liga leve na cor preta, máscara negras nos faróis de neblina, pára-choques com duas tonalidades de cor, bem como o monograma com a inscrição 4WD (4x4), são os diferenciais da versão.
O Renault Duster será oferecido no mercado nacional com sete opções de cores, sendo elas: Branco Glacier, Cinza Acier, Prata Etoile, Azul Crepúsculo, Vermelho Fogo, Preto Nacré e Verde Amazônia, sendo está ultima cor desenvolvida pela equipe do Renault Design América Latina, exclusivamente para o mercado brasileiro, que busca sintetizar o estilo e a essência off-road do Renault Duster.
Com essas opções, a Renault acredita estar preparada para enfrentar o Ford EcoSport. Será que é o suficiente para competir com o modelo da Ford?
2 comentários:
Eu gostei desse Duster...parece que a Renault vai tirar bastante freguês da Ford...muitos por aí dizem que é um "Sanderão",outros falam simplesmente que é um carro horroroso,ou ainda,quando descobrem que se trata de um projeto de uma subsidiária romena do grupo Renault,ficam dizendo: "Romeno!? Que horror! Jamais compraria um carro Romeno!" Pois para mim não importa se é desse ou daquele país,o que importa é se o carro é adequado ou não ao o que é proposto,e se cumpre o papel com eficiência...e outra coisa,esse Duster faz tudo que os utilitários esportivos bem mais caros (Porsche Cayenne,Range Rover,Mercedes Classe Ml,BMW Série X)fazem,por um preço bem mais acessível,e isso eu acho que pesa e muito na hora de"bater o martelo".
Elda,
Quem não foi conhecer de perto não pode opinar...
Meu esposo me ligou e me disse os caras aqui na firma estão tudo dizendo que gostaram do novo Duster vá conhecer já que estamos para adquirir uma Suv,disse
logo nem pensar achei ela feia pela net, mas resolvi ir até a Renault sem falar para ele para ver
o carro e gostei muito do que vi pessoalmente, do acabamento interno
portanto não concordo com o que dizem do painel e dos plásticos do espaço que é maravilhoso e com ascessorios fica perfeito,agora vamos falar da Eco ando todos os dias em uma e por dentro tem um plastico feio e barulhento o porta malas é de Unão pensava em comprar um mas agradeço por não ter comprado e não entendi por que tanto alardi se fizeram envolta dela será pelo preço, bem a Tucson é show de bola por fora, mas por dentro com relação ao painel é feia e também não fizeram evolução muito grande na carroceria e sobrevivi até hoje, bem achei a Duster muito atraente equipada, pois qualquer carro sem equipamento é feio,parabéns a Renault, Tucson ou Eco vou de Duster...
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