Mais do que apenas um carro-conceito ou ainda um "pré-visualizar" de um novo modelo da Ford, o Evos, conceito que será apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de Frankfurt, é a antecipação de uma recuperação nas formas de design escolhida pela montadora americana. Um ponto que, em essência (digamos assim), encerra a temporada do kinetic design, que nada mais é que o tema "energia em movimento" utilizado pela montadora, inaugurado há seis anos pelo conceito Iosis, que está presente, por exemplo, no New Fiesta e no Focus vendido no mercado brasileiro.
Segundo o site italiano "Quattro Ruote" e o inglês "Auto Car", o novo curso iniciado pelo Evos vai na direção de uma simplificação do estilo de linguagem, com perfil mais fluído, contendo menos espaço para soluções gráficas em favor de formas mais moldadas. "Mais formas, menos linhas" sintetiza J. Mays, chefe diretor criativo do grupo, em Dearborn, que está encarregado da missão de coordenar o trabalho dos centros de design da montadora americana.
O conceito apresenta-se com a nova "cara" que traz a estréia do futuro dos modelos da Ford, que já foi levemente antecipado pelo Ford Focus Electric, que será vendido nos Estados Unidos (para ver, clique aqui), ou seja, o modelo virá com o trapézio da grade bipartido.
O Evos ainda mostra sua silhueta com formas bem esculpidas, como evidenciado pela larga "caixa de roda", deixando o conceito com aparência "musculosa".
O Ford Evos Concept possui 4,5 metros de comprimento, 1,97 metros de largura e 1,36 metros de altura
O Evos ainda mostra sua silhueta com formas bem esculpidas, como evidenciado pela larga "caixa de roda", deixando o conceito com aparência "musculosa".
O Ford Evos Concept possui 4,5 metros de comprimento, 1,97 metros de largura e 1,36 metros de altura
Stefan Lamm, importante designer da Ford, acredita que este nova "frente da Ford" irá funcionar em qualquer um dos seus futuros modelos, se o tamanho da grade estiver correto. Os faróis estreitos são improváveis para fazê-lo em um Ka ou Fiesta, carros de pequeno porte, mas todas as outras características aparecerão em toda a gama.
Na parte traseira, uma faixa de luz é executado em conjunto com as lanternas estreitas e bem esculpidos, como os faróis da frente. "Você pode ver este tratamento de luz em um Mondeo", afirma Lamm.
Na parte traseira do Ford Evos, percebe-se o papel mais acentuado de "esportivo GT" devido o escape central, ao estilo do Focus ST, bem como pelo difusor de grandes dimensões. Estes terminam o efeito que a montadora queria proporcionar, juntamente com o divisor de saias laterais e frontal, utilizando acabamento em cromo polido, dando o ar de leveza e modernidade ao Ford Evos Concept.
Na parte traseira do Ford Evos, percebe-se o papel mais acentuado de "esportivo GT" devido o escape central, ao estilo do Focus ST, bem como pelo difusor de grandes dimensões. Estes terminam o efeito que a montadora queria proporcionar, juntamente com o divisor de saias laterais e frontal, utilizando acabamento em cromo polido, dando o ar de leveza e modernidade ao Ford Evos Concept.
O interior do Evos pode parecer futurista, típico dos carros-conceito, no entanto contém diversos elementos que fará o caminho para as próximas gerações dos modelos de produção da Ford. Segundo o site inglês, é de se esperar painel de instrumento digital, adotados por todos os futuros modelos da montadora americana, junto com um sistema multimídia e de controle do veículo, com tela touch screen, posicionado no console central, assim como já vimos em alguns modelos. O resultado é um projeto mais "clean" e simples, sem abanonar o conforto e a sofisticação.
Quanto à motorização do conceito, o Evos utiliza sistema híbrido, composto por um motor 2.0 litro a gasolina, bem como o motor elétrico que utiliza baterias de íon lítion.
Segundo o site inglês, a montadora americana não divulgou números de sua potência, desempenho e autonomia, no entanto, seria descabido imaginar um conceito que não ofereça pelo menos um motor de 300 cv, com excelente desempenho, com índice de emissões de CO2 abaixo dos 100g/km (visando respeitar as normas ambientais vigentes) e economia de combustível significativa.
O Ford Evos Concept será o primeiro a herdar esse novo DNA da montadora, e como informado anteriormente, o conceito será apresentado oficialmente ao público durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, marcado para o próximo mês.
Segundo o site inglês, a montadora americana não divulgou números de sua potência, desempenho e autonomia, no entanto, seria descabido imaginar um conceito que não ofereça pelo menos um motor de 300 cv, com excelente desempenho, com índice de emissões de CO2 abaixo dos 100g/km (visando respeitar as normas ambientais vigentes) e economia de combustível significativa.
O Ford Evos Concept será o primeiro a herdar esse novo DNA da montadora, e como informado anteriormente, o conceito será apresentado oficialmente ao público durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, marcado para o próximo mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário