Substituto do Palio e do Punto, Fiat X6H chega em maio | Motor-Mais

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Substituto do Palio e do Punto, Fiat X6H chega em maio

Fiat X6H 1 
Pretendendo substituir o Punto e o Palio de uma vez só, a Fiat acelera o desenvolvimento de um novo hatchback cujo projeto foi denominado como X6H. Com estreia prevista para maio deste ano, o modelo já passa por testes de rodagem com carroceria definitiva camuflada apenas por adesivos, conforme fotos do jornal O Tempo

Fiat Tipo
Fiat Tipo europeu
De acordo com as fotos, o porte do X6H está mais próximo do Punto do que do Palio, com comprimento de aproximadamente quatro metros. Mesmo sob forte camuflagem dos adesivos, é possível notar que o carro terá elementos do novo Fiat Tipo europeu, com ampla grade frontal e lanternas dianteiras que invadem levemente a lateral do veículo, linha de cintura alta e lanternas traseiras que partem da lateral e chegam até a tampa do porta-malas. Nota-se também que o capô avança sobre a grade dianteira, assim como já é visto no subcompacto Mobi e que a porta traseira tem um tamanho compatível para facilitar a entrada ao carro. 

Fiat X6H 2 
Detalhes técnicos ainda não foram revelados pela marca italiana, mas espera-se que a Fiat adote para o novo hatchback três opções de motorização e três versões de acabamento. Como a proposta é substituir o Palio e o Punto de uma vez só, a ideia de oferecer uma variedade ampla de configuração se faz acertada, deixando o consumidor escolher entre versões com motor 1.0, nunca usada pelo Punto, até versões com motor 1.8 16V E-TorQ, nunca utilizada pelo Palio. 

Fiat X6H 3 
Seguindo as denominações utilizadas atualmente pela Fiat, espera-se que a versão de entrada Attractive seja oferecida com os novos motores 1.0 Firefly com três cilindros e o 1.3 com quatro cilindros, que rendem até 77 cv e 109 cv, respectivamente. O bloco três cilindros deverá ser vendido apenas com transmissão manual, enquanto que o propulsor 1.3 deverá ser oferecido com câmbio manual ou automatizado Dualogic. O motor 1.8 16V E-TorQ equipará as versões Essence e Sporting. Assim como já é visto na Fiat Toro, o motor 1.8 de 139 cv poderá contar com um câmbio manual de cinco marchas ou uma transmissão automática com seis velocidades. Há planos para um possível substituto do Punto T-Jet, equipado com um bloco 1.3 16V Turbo, mas isso deve ocorrer em um momento posterior. Vale lembrar que no mercado nacional já há modelos equipados com motor turbo, como o HB20 e o Fiesta.
 Fiat X6H 4 
A Fiat mantém em segredo o nome de seu novo hatchback. Comercialmente, pela história que o carro já tem no mercado nacional, manter o nome Palio poderia ser algo positivo. Contudo, uma nomenclatura inédita não parece algo absurdo, até mesmo para impactar o mercado nacional. Obviamente os preços também não foram revelados, mas por substituir tanto o Palio como o Punto, o modelo deverá partir dos R$ 45 mil. 

No segundo semestre quem chega é o sedan X6S. Fabricado na Argentina, o carro será o substituto do Linea e das versões mais caras do Grand Siena. Para 2018, a pick-up X6P substituirá a Strada, com a missão de manter os bons índices de venda. 


Nenhum comentário: