A Fiat apresentou oficialmente ontem, dia 04 de novembro, a nova geração do Fiat Palio. O modelo que foi apresentado recentemente na Grécia, em um evento reservado para concessionários, e flagrado por diversas vezes chega oficialmente ao mercado brasileiro com preços que parte dos R$ 30.990, chegando a custar até R$ 42.490 na versão topo de linha (sem opcionais).
As mudanças na nova geração do Fiat Palio não foram apenas visuais, passando por uma renovação completa deixando pouquíssimos resquícios quando comparado com as gerações anteriores. O novo Palio, que chega a quinta geração, foi desenhado no Centro de Design Italiano da Fiat, trazendo uma combinação dos modelos atuais da marca italiana, como Fiat 500 e Uno, mas em especial o Fiat Punto.
O design mais moderno também se faz presente no interior do Palio 2012, com novo grafismo no painel de fácil leitura, volante de três raios com a buzina em relevo, e detalhes que lembram fibra de carbono. A linha que acompanha a parte inferior do painel lembra a do Uno, mas a semelhança para por ai, tendo em vista que os materiais utilizados no novo Palio são, aparentemente, bem superiores, até mesmo na versão de entrada Attractive.
Além das mudanças visuais, o novo Palio também está com dimensões maiores (como o Motor-Mais já havia comentado). O modelo possui 3,875 metros de comprimento, 1,671 metros de largura, 1,504 metros de altura e 2,420 de distância entre-eixos.
Portanto, o comprimento do modelo aumentou 2,8 centímetro, a largura aumentou 3,1 centímetros, a altura aumentou 6 centímetros e a distância entre-eixos aumento 4,73 centímetros. As alterções nas dimensões podem parecer pequenas, no entanto, as mudanças garatem um aumento no espaço interno, bem como a capacidade do porta-malas, que agora possui 290 litros (antes era de 285 litros).
Portanto, o comprimento do modelo aumentou 2,8 centímetro, a largura aumentou 3,1 centímetros, a altura aumentou 6 centímetros e a distância entre-eixos aumento 4,73 centímetros. As alterções nas dimensões podem parecer pequenas, no entanto, as mudanças garatem um aumento no espaço interno, bem como a capacidade do porta-malas, que agora possui 290 litros (antes era de 285 litros).
Além da praticidade que o modelo oferece, como abertura do porta-malas com um simples apertar no logotipo traseiro da marca (com o carro destravado ou com a chave na ignição) e controle do sistema de som no volante, a Fiat também aposta em tecnologias já usadas em outros modelos, como a transmissão automatizada Dualogic, com opção das trocas de marcha por Paddle Shift (borboletas) atrás do volante. Segundo a Fiat, o modelo manteve os preços da geração anterior.
Sob o capô, o novo Fiat Palio poderá vir equipado com motor 1.0 litro 8V EVO Flex, capaz de oferecer 73 cv e torque de 9,5 kgfm quando utiliza gasolina, ou 75 cv e torque de 9,9 kgfm quando utiliza etanol; com motor 1.4 litro 8V EVO Flex, capaz de gerar 85 cv e torque de 12,4 kgfm quando utiliza gasolina, ou 88 cv e torque de 12,5 kgfm quando utiliza etanol, ou ainda com motor 1.6 litro 16V E.torQ Flex, capaz de oferecer 115 cv e torque de 16,2 kfgm quando utiliza gasolina, ou 117 cv e torque de 16,8 kgfm quando utiliza etanol.
Abaixo, confira os equipamentos, preços e versões do novo Fiat Palio:
- Attractive 1.0 litro EVO Flex - a partir de R$ 30.990
A versão de entrada oferece de série computador de bordo, direção hidráulica, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, “pneus verdes” semelhantes aos utilizados no Uno Economy, iluminação no porta-malas, para-brisa degradê, dentre outros itens.
Entre os opcionais, estão o ar-condicionado, vidros e travas elétricas, rádio dobule DIN com CD Player com duas configurações, volante de couro com comandos do rádio, airbags dianteiros, freios ABS com EBD, rodas de liga leve, faróis de neblina, chave canivete, entre outros.
- Attractive 1.4 litro EVO Flex - a partir de R$ 34.290
O modelo traz os mesmos itens da versão 1.0, acrescido de vidros elétricos, travas elétricas, "Logo Push" (abertura do porta-malas elétrica), chave canivete, iluminação do porta-luvas, faróis de neblina, detre outros itens.
Entre os principais opcionais, estão todos os opcionais listados no Attractive 1.0, com exceção dos que se tornaram itens de série na versão Attractive 1.4.
- Essence 1.6 litros 16V E.torQ Flex - a partir de R$ 37.990
O modelo traz os mesmos opcionais das versões anteriores, acrescidos de ar-condicionado, detalhes em cromo, banco do motorista com regulagem de altura e rodas de liga leve.
Pelo mesmo preço do JAC J3, o modelo ainda fica devendo airbag duplo e freios ABS com EBD, que são oferecidos como equipamentos opcionais, junto com outros equipamentos, como os sidebags dianteiros, que também são opcionais.
- Essence 1.6 litros 16V E.torQ Flex Dualogic - a partir de R$ 40.490
Nessa opção o modelo vem com os mesmos equipamentos da versão Essence 1.6, com a diferença da transmissão automatizada com opção das trocas de marcha por Paddle Shift (borboletas) atrás do volante, bem como o Cruise Control (piloto automático).
- Sporting 1.6 litros 16V E.torQ Flex - a partir de R$ 39.990
Com visual mais esportivo, a versão Sporting aposta principalmente no diferencial estético. O modelo vem equipado com spoilers, sais laterais, detalhes que imita uma entrada de ar na lateral, aerofólio na cor preta, ponteira de escapamento dupla cromada, faróis bi-parábola com máscara negra, adesivos da versão e rodas de liga leve de 16 polegadas exclusiva.
Na parte interna, a versão Sporting traz detalhes em vermelho nas maçanetas, bancos, cintos de segurança, ao redor dos altos-falantes e volante em couro.
Como opcional, oferece airbag duplo, freios ABS com EBD, sidebags, rádio double DIN com duas configurações, sensor crepuscular, vidros elétricos traseiros, volante com comandos do rádio, retrovisor interno eletrocrômico e sensor de chuva.
- Sporting 1.6 1.6 litros 16V E.torQ Flex Dualogic - a partir de R$ 42.490
Nessa opção o modelo vem com os mesmos equipamentos da versão Sporting 1.6, com a diferença da transmissão automatizada com opção das trocas de marcha por Paddle Shift (borboletas) atrás do volante, bem como o Cruise Control (piloto automático).
A versão possui os mesmos opcionais da versão Sporting sem transmissão Dualogic.
O Novo Palio, portanto, é uma revolução, com inumeros itens novos, porém a marca italiana pode ter esquecido de reforçar os itens de algumas versões. O airbag duplo, por exemplo, poderia vir como item de série, como é oferecido em outros modelos, como o Nissan March, que é aproximadamente R$ 3 mil mais barato, ou ainda como o JAC J3.
Mesmo com esses "pequenos deslizes", a Fiat acertou no novo Palio, que tem tudo para recuperar as vendas do modelo. Há ainda a briga interna com o Uno, Punto e até mesmo o 500. Para se ter uma idéia a versão Cult 1.4 Evo Flex do 500 (com preço sugerido de R$ 39.990) vem com muito mais equipamentos de segurança e de conforto do que o Fiat Palio. Ao que tudo indica, na hora de comprar um modelo compacto da Fiat, o Palio novamente tem suas vantagens e desvantagens, tornando outros modelos da própria marca mais atraentes em determindas situações.
Um comentário:
esse palio tá mto show!
Postar um comentário