Revelada oficialmente a nova geração da BMW Série 3 2012 (F30) | Motor-Mais

sábado, 15 de outubro de 2011

Revelada oficialmente a nova geração da BMW Série 3 2012 (F30)


Segundo o site inglês "Auto Car" e o site italiano "Quattro Ruote", a BMW apresentou hoje as primeiras fotos e detalhes oficiais da nova BMW Série 3, em um evento especial em Munique, na Alemanha. O modelo, que internamente era conhecido como F30, agora está mais espaçoso, mais rápido e ainda mais econômico do que a geração anterior, além de apresentar novos motores e novo visual.


A nova geração da Série 3, criada pela equipe de design da BMW e dirigido por Adrian von Hooydonk, segue as tendências das Séries 5 e 7, mas a maior diferença entre outras séries e a Série 3 fica por conta dos faróis dianteiros. Os faróis tem início na tradicional grade frontal da BMW, começando com pequena espessura e vão adquirindo tamanho após o leve declínio sobre o pára-choque, além de subir levemente, até quase invadir o capo do modelo e se esticando, praticamente, até o contorno dos pára-lamas. 

Além dos detalhes na parte frontal, o novo Série 3 também teve quase todas as suas dimensões alteradas e agora possui 4,623 metros de comprimento, 1,543 metro de largura na parte da frente e 1,583 metros de largura na parte traseira, 1,811 metros de altura e distância entre-eixos de 2,810 metros. 
Apesar do aumento no tamanho, o peso da nova geração da BMW Série 3 teve uma redução média de 40 quilogramas.

Houve ainda partilha de vários elementos estruturais com a Série 5, como os painéis da carroceria feitos em alumínio e aço, bem como o chassi feito em alumínio. 
A Série 3 ainda utiliza, pela primeira vez, suspessão double wishbone na parte frontal aliada à suspessão multi-link na parte traseira, reduzindo consideravelmente o peso, melhorando ainda mais as resposta, o que contribui para uma maior agilidade dos modelos. 


Na parte interna, segue o tema estabelecido nos modelos atuais da marca alemã, com traços voltados para o condutor, além de melhorar a qualidade dos materiais utilizados no acabamento. 
O iDrive agora é padrão em todos os modelos da Série 3, que veio "importado", assim como os instrumentos e os controles menores da Série 5, bem como o sistema multimídia com tela, semelhante ao do novo Série 1, que pode ser abaixado para deixar o painel mais "clean".

Perecebe-se ainda que a nova geração da Série 3 apresenta uma parte traseira mais espaçosa, devido a alteração nas dimensões, e ainda, com o aumento da distância entre-eixos, a BMW também conseguiu ampliar as aberturas das portas traseira para facilitar a entrada e saída dos passageiros.

Quanto à sua motorização, o Série 3 contará terá variações movidos a gasolina, que utilizam tecnologia BMW TwinPower Turbo e duas movidas a diesel.
A primeira variação movida a diesel é o modelo 320d, que vem equiapada com motor 2.0 litro capaz de oferecer, 184 cv e torque de 38 kgfm. A outra variação a movida a diesel é o modelo 320d EfficientDynamics, capaz de gerar 163 cv, que visa um menor consumo de combustível e menor emissão de CO2, tendo autonomia média de 25 km/l.

Quanto aos motores movidos a gasolina, a principal novidade será na versão 328i, que contará agora com motor 2.0 litro TwinPower Turbo, capaz de oferecer 245 cv e torque de 35 kgfm. Com este fortíssimo motor, o 328i tem um bom desempenho, fazendo de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, quando equipado com transmissão manual de seis velocidade e 6,1 segundos, quando equiapdo com transmissão automática de oito velocidades. Além do bom desempenho, o modelo ainda conta com o baixo consumo de combustível, levando em consideração a potência do motor, tendo autonomia média de 15,6 km/l.


Antes que seja feito o lançamento do novo M3, a versão mais potente é a 335i, que utiliza motor seis cilindros em linha de 3.0 litro, capaz de desenvolver 306 cv e torque de 40 kgfm.

Todos os modelos utilzam tração nas rodas traseiras, com excessão, segundo o site inglês, das versões 320i, 320d e 335i, que utilizam tração integral. Os modelos ainda contam com quatro modos de condução, sendo eles: Sport, Sport+, Confort e ECO, sendo que o último ativa o sistema de recuperação de energia de frenagem, indica o melhor momento para as trocas de marcha e ainda desativa automaticamente o compressor do climatizador quando necessário.

Todos os modelos são equipados com transmissão manual de seis velocidades, contando com a transmissão automática de oito velocidades como opcional.


Em 2012 serão adicionada uma versão a gasolina, sendo o modelo 320i, que virá equipado com motor 2.0 litro TwinPower Turbo, capaz de oferecer 184 cv, bem como duas novas versões a diesel, sendo o modelo 316d, com variações de motores capaz de oferecer 116 cv e 143 cv.
Ademais, ainde deve ser lançada posteriormente a versão ActiveHybrid 3, equiapada com um sistema híbrido composto pelo motor de seis cilindros em linha de 3.0 litro utilizado no 335i, juntamente com um propulsor elétrico de 54 cv. A potência combinada da versão ActiveHybrid 3 será de 360 cv.

Por fim, de forma inédita, a Série 3 será oferecida nas configurações Sport Line, Modern Line e Luxury Line, que permitirão um maior nível de customização dos modelos.

Um comentário:

fernando - São Paulo-SP disse...

Olha...apesar da minha preferência pelos sedãs da Classe C da Mercedes-Benz(sou tarado por aquela estrelinha no capô),eu achei esse novo Série 3 simplesmente MA-RA-VI-LHO-SO!! Bela evolução desse modelo...ficou lindo.Parabéns Bê-ême!