Durante o 10º Fórum SAE Brasil de tecnologia de motores a diesel, realizado em Curitiba (PR), foi apresetada a Aprove Diesel (Alianaça Pró-Veículos Diesel). Trata-se de uma união de empresas líderes no segmento de peças automotivas, como a Delphi, Bosch, BorgWagner e Heneyweel, que desejam a utilização de diesel para carros de pequeno porte, o que é proíbido por lei no Brasil. Será que agora vai?
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O objetivo desta organização é extremamente clara. As marcas de peças automotivas querem derrubar o mito e mostrar para os clientes brasileiros que os motores de ciclo diesel não são mais barulhentos e poluídores, como muitos acreditam. A venda de carros leves movidos a diesel em solo brasileiro foi proíbida por lei em 1976, devido a crise do petróleo.
Outro suposto fator que pesa contra a legalização da venda de carros a diesel é a falta do combustível S10 para atender caminhões e carros de pequeno porte. Para quem não sabe, o S10 possui uma menor quantidade de enxofre quando comparado ao diesel S500 (Diesel Comum), diminuindo a emissão do dióxido de enxofre, e consequentemente, reduzindo a poluição do ar e agredindo menos o ambiente. Porém, para que o S10 tenha uma menor quantidade de enxofre, sua produção tem processos diferentes em relação ao S500, deixando o diesel menos poluente mais caro.
Um bom exemplo de sucesso dos carros movidos a diesel é o mercado europeu, que adotou este combustível justamente para reduzir as emissões de CO2. Segundo o anúncio publicado pela Aprove Diesel, os veículos equipados com motores a diesel são 30% mais econômicos quando comparados ao atuais motores a gasolina, possuem até 50% a mais de torque, dando mais "força" ao motor e correspondem por mais de 50% dos veículos vendidos na Europa.
Alguns carros dotados de blocos a diesel moderno também já fazem grande sucesso de vendas nos EUA, como o Chevrolet Cruze e o Volkswagen Jetta.
Resta esperar para o desdobramento dessa união a favor de veículos leves movidos a diesel, que pode beneficiar o consumidor brasileiro caso seja aprovada.
Um comentário:
É uma verdadeira vergonha que o Brasil seja o único país com grande volume de vendas de veículos 0km onde haja uma restrição explícita ao uso do diesel em veículos leves.
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